Sansevieria trifasciata “Golden Hahnii”
espadinha-dourada

Foto de Mokkie, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Pequena em tamanho, porém luzindo uma silhueta lindíssima, ela é uma variedade compacta com as folhas coriáceas e lustrosas, dispostas em roseta, variando entre o verde zebrado ao centro e amarelo nas margens. É muito fácil de cuidar, tolerando as mais diversas situações, mas tomando o cuidado de ter um solo muito bem drenado, já que não tolera o excesso de água.

Foto de Frau-doktor, Public domain, via Wikimedia Commons
É uma excelente escolha compondo forrações em pequenos espaços protegidos do sol direto, sendo ideal em jardins de baixa manutenção. Também pode ser cultivada em vasos.
O gênero foi uma homenagem a Raimondo di Sangro, Príncipe de San Severo, que nasceu em 1710 em Torremaggiore, Itália e morreu em Nápoles em 1771. Seu epíteto específico trifasciata significa “três feixes”.
É multiplicada facilmente pela separação das brotações que surgem nas laterais da planta-mãe.
- Sinônimos estrangeiros: golden birdnest sansevieria, snake plant, good luck plant, (em inglês); lengua de suegra, lengua de tigre, lengua de vaca, rabo tigre, cola de zorro, espada de San Jorge, espada de Bolívar, chucho, serpentaria, orejas de burro, (em espanhol).
- Família: Liliaceae.
- Características: herbácea perene.
- Porte: 10 a 15 centímetros de altura.
- Fenologia: primavera.
- Cor da flor: branca esverdeada.
- Cor da folhagem: verde zebrada com folhas listradas de amarelo nas bordas.
- Origem: África tropical e subtropical, Nigeria, Congo.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: meia-sombra, sol filtrado.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.