Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sansevieria zeylanica

espada-de-sao-jorge

Foto de Yercaud-elango, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Sansevieria é um gênero com cerca de 130 espécies. Esta tem as folhas longas, eretas e em forma de lança, podendo alcançar até 90 centímetros de comprimento. Embora floresça raramente quando cultivada em ambientes internos, pode produzir flores pequenas e perfumadas com aroma doce, dispostas em inflorescências do tipo espiga. Possui um sistema radicular rizomatoso, o que facilita a propagação. É uma planta resistente à seca e requer regas esparsas. Deve-se permitir que o solo seque completamente entre as regas para evitar o apodrecimento das raízes.

Foto de Yercaud-elango, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É uma espécie conhecida por sua capacidade de purificar o ar, removendo toxinas como formaldeído, benzeno e tricloroetileno, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar em ambientes fechados.

Na cultura Iorubá da Nigéria, a Sansevieria zeylanica é conhecida como “Ewe Ibosi” e é considerada uma planta sagrada. Acredita-se que ela traga boa sorte e fortuna para o lar. E na cultura Fon do Benin, é conhecida como “Agbo” e é usada em rituais para afastar maus espíritos. No Brasil é considerada uma planta protetora. Acredita-se que ela traga boa sorte, fortuna e proteção contra o mal, sendo ligada ao sincretismo religioso, associada a Ogum no candomblé e a São Jorge na tradição católica. Por isso, é comum encontrar essa planta perto de entradas de casas ou locais de negócios, onde se acredita que ela possa servir como uma espécie de escudo espiritual. Há uma lenda que relaciona a planta com São Jorge, o santo guerreiro que matou o dragão. A folha, com seu formato de espada, simboliza a espada de São Jorge usada para derrotar o dragão, representando a vitória do bem sobre o mal.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Pode ser propagada por divisão de touceiras ou por estacas de folhas. As estacas das folhas devem ficar na sombra por alguns dias antes de plantar em solo seco.

  • Sinônimos estrangeirosmother-in-law’s tongue, snake plant, Saint George’s sword, (em inglês); lengua de suegra, sanseviera, espada de San Jorge, (em espanhol); langue de belle-mère, sansevière, sansevière de Ceylan, (em francês); schlangenpflanze, schwertblätter, sansevieria, (em alemão); sanseviera, lingua di suocera, pianta serpente, (em italiano).
  • Família: Asparagaceae.
  • Características: herbácea rizomatosa, perene.
  • Porte: até 90 centímetros de altura.
  • Fenologia: primavera, entre setembro e novembro.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor da folhagem: verde-escura com listras mais claras, geralmente onduladas.
  • Origem: regiões tropicais da África Central.
  • Clima: tropical/subtropical. Suporta temperaturas baixas.
  • Luminosidade: luz indireta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. E as que tem as faixas do lado amarelo eu tenho por favor qual o nome obrigada

Secured By miniOrange