Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Santalum album

sândalo, sândalo-da-índia

Foto de Nativeplants garden, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O sândalo é uma árvore com flores pequenas e seus frutos são bagas redondas. A madeira do sândalo é altamente valorizada por seu aroma e propriedades medicinais. A árvore foi introduzida em várias partes do mundo, incluindo a Austrália, a África e a América do Sul. No Brasil, o sândalo é cultivado na região da Mata Atlântica, principalmente no estado de São Paulo. A árvore é utilizada na indústria de perfumaria, cosméticos, incensos e na medicina tradicional, sendo também uma importante fonte de alimento para insetos e pássaros, sua madeira é altamente valorizada por seu aroma e propriedades aromáticas.

Foto de Ping an Chang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A espécie ocorre em florestas costeiras secas, até 700 metros de altitude. Normalmente cresce em solos pedregosos, arenosos ou bem drenados. Deve ser plantada sob boa luz solar e não requer muita água. A árvore começa a florescer após 7 anos. Seu tronco começa a desenvolver a fragrância após 10 anos de crescimento, mas só está pronto para a colheita depois dos 20 e raramente vive mais de 100 anos.

Foto de Krish Dulal, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma das principais razões para a associação do sândalo com o budismo é seu aroma doce e agradável. O sândalo é frequentemente queimado em incensos e rituais religiosos para criar um ambiente de paz e tranquilidade. O perfume do sândalo também é considerado por ter propriedades espirituais, promovendo a concentração e a meditação e o óleo essencial é frequentemente usado para massagem e outros tratamentos terapêuticos.

No Japão, a madeira é usada na construção de templos budistas e para esculpir estátuas de Buda, trazendo boas energias. Na China é usado nas cerimônias do chá e o aroma é considerado para promover a concentração e a meditação. Já na Índia, aproveitam o sândalo nas cerimônias de cremação, para proteger o espírito do falecido. Antigamente era empregado para embalsamar múmias e também queimada a madeira em funerais muçulmanos.

No paisagismo é muito apreciada por seu porte elegante, sendo ideal para amplos jardins e alamedas, onde cresce indiferente à secas e pragas, o que a torna uma boa opção para regiões de clima quente e seco.

Foi descrita pela primeira vez pelo botânico sueco Carl Linnaeus (1707 – 1778) em 1753. Seu nome “sândalo” vem da palavra sânscrita “chandana“, que significa “branco”.

  •  Sinônimos estrangeiros: sandalwood, indian sandalwood, East Indian sandalwood, (em inglês); sándalo, sándalo de la India, (em espanhol); santal, santal de l’Inde, (em francês); sandelholz, ostindisches sandelholz (em alemão); sandalo, sandalo indiano, (em italiano); jinkō, (em japonês); tánxiāng, (em chinês); chandan, (na Índia); thiravazhiyil, (em malaio).
  • Família: Santalaceae.
  • Características: árvore perene.
  • Porte: até 20 metros de altura.
  • Fenologia: de setembro a novembro.
  • Cor da flor: branca, em cachos, seus frutos são bagas de coloração avermelhada.
  • Cor da folhagem: verde escura.
  • Origem:  Índia, Sri Lanka, Indonésia, Malásia e Tailândia.
  • Clima: subtropical/ tropical (tolera seca).
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comments

  1. Funciona como descrito, ajudou-me a manter as minhas plantas vivas depois de ter estado fora durante um fim de semana prolongado.
    https://www.rainpointonline.com/

  2. Como faz pra adquirir, sementes ?

  3. querido Raul,onde eu consigo mudas de sandálos

  4. querido Raul,onde eu consigo mudas de sandálias

Secured By miniOrange