Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Santolina chamaecyparissus

santolina

Foto de Kate Jewell / Hardwick Hall herb garden

Uma herbácea com silhueta densa que pode formar grupos forrando totalmente o local onde é cultivada, tanto as folhas, que lembram as do cipreste, como as pequenas flores, que atraem libélulas, emitem um perfume intenso e delicioso.

No paisagismo deve ser lembrada para jardins verticais expostos a pleno sol, onde seus ramos ficam pendentes e também em jardins rochosos, junto com suculentas e cactos, dando um contraste graças à tonalidade das folhas. Aceita bem os ventos marítimos e deve ser cultivada em solos arenosos, já que não suporta encharcamentos e com pH de 6,8 a 7,0. Para formar um agrupamento aconselho plantá-las guardando uma distancia de 40 centímetros entre as mudas. São proveitosas as podas no inicio do outono, elas irão estimular novas floradas mantendo o perfil da planta mais denso.

Foto de Dinkum, CC0, via Wikimedia Commons

Pegando alguns ramos, amarrados com barbante e pendurados de cabeça para baixo em local sombreado e seco, conservam a cor e a fragrância balsâmica muito parecida com a do benjoim (Styrax benzoin). Inclusive as folhas, quando esfregadas e passadas na pele, aliviam as picadas de insetos e também espantam traças e perfumam guarda-roupas, armários e bibliotecas.

É um anti-helmíntico, com ação parasiticida, vermicida e vermífuga, usando o pó dos botões florais em uma xícara de chá com açúcar. Igualmente é utilizada para alívio de problemas estomacais, melhorando a digestão e dando uma boa qualidade do sono. No banho, é usada para passar na pele e limpar feridas.

É multiplicada por sementes, estacas e pela divisão da ramagem.

Foto de Stan Shebs, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiroscotton lavender, (em inglês); santónico, santonina, ontina, abrotano hembra, brochera, manzanilla amarga, (em espanhol); pequeno-limonete, abrótano-fêmea, roquete-dos-jardins, (em Portugal); santoline petit cyprès, santoline naine, (em francês), graue heiligenkraut, (em alemão); crespolina, santolina cipressina, abrotan femna, lavanda di cotone, (em italiano).
  • Família: Asteraceae.
  • Características: herbácea perene.
  • Porte: 25 a 50 centímetros de altura.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: amarela.
  • Cor da folhagem: branco-acinzentada.
  • Origem: sul da Europa, na região Mediterrânea.
  • Clima: temperado, subtropical (prefere inverno frios e suporta geadas).
  • Luminosidade : sol pleno.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange