Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Scadoxus multiflorus

lírio-sangu-salmão, coroa-da-imperatriz, coroa-imperial, diadema-real, estrela-de-natal

Foto de Vogelfreund, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Uma herbácea ideal para ser usada sob a copa de árvores, livre dos raios solares, mas também em vasos, sempre em solo fértil e úmido, mas bem drenado na época da floração, as regas devem ser suspensas no inverno, quando a planta adormece. Suas folhas são lanceoladas, com tonalidade verde clara, medindo 40 centímetros de comprimento e caem em maio ou junho. As flores, em grande número e durando duas semanas, lembram fogos de artifício estourando no céu, despontam formando umbelas densas e globosas, com até 20 centímetros de diâmetro, na ponta de uma haste sem folhas, que alcança de 12 a até 75 cm de altura; sempre surgem antes das folhas. O lírio-sangu-salmão não precisa de adubações exageradas, mas é importante que seja cultivado em um substrato poroso, para evitar a umidade excessiva. Duas adubações anuais são suficientes, uma no outono, com húmus de minhoca ou esterco de curral curtido, e outra na primavera com o fertilizante Forth Flores.

Foto de Totoyba2, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

É uma planta tóxica, usada na África para envenenar flechas e também na pesca, para entorpecer os peixes.

O naturalista e arqueólogo Constantine Samuel Rafinesque (1783 – 1840) mudou o nome anterior de Haemanthus multiflorus para seu novo gênero em 1838, dando-lhe seu atual nome binomial Scadoxus multiflorus, que significa em grego, “guarda-chuva glorioso” e o termo multiflorus vem do latim é referência às cerca de 200 flores que compõem cada inflorescência.

Foto de Challiyil Eswaramangalath Vipin from Chalakudy, India, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Multiplica-se pela divisão dos bulbos ou por sementes. Esses bulbos devem ser plantados próximos à superfície, ligeiramente aparentes.

  • Sinônimos estrangeiros:  blood lily, ball lily, fireball lily, blood flower, Katherine blood lily, Katherine-wheel, oxtongue lily, poison root, powderpuff lily, (em inglês), alfiletero, lirio de sangre, centella, bola de lirio, flor de sangre, bola de fuego (em espanhol); fuoco d’artificio, (em italiano); ail rouge, (em francês); blutblumen, (em alemão); mumhandwe, (em Moçambique, Zimbábue e Zâmbia); bloedblom, gifwortel, (em afrikaans); idunjana, ubukhoswane, (em zulu).
  • Família: Amaryllidaceae.
  • Características: herbácea bulbosa perene.
  • Porte: 30 a 60 centímetros de altura.
  • Fenologia: final da primavera, verão, início do outono.
  • Cor da flor: vermelha.
  • Cor da folhagem: verde clara.
  • Origem: África subsaariana, península Arábica, Ilhas Seychelles.
  • Clima: tropical / subtropical. Não suporta frio.
  • Luminosidade: meia-sombra, sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange