Schlumbergera truncata
flor-de-maio, flor-de-seda
Assim como as pessoas, as plantas também têm aspectos psicológicos de individualidade. Frequentemente mulheres e homens se afastam do convívio social, preferindo uma vida solitária. Este é o caso dos cactos que escolheram regiões desérticas em que é quase total a ausência de vida e, ainda por cima, vestiram couraças espinhentas para que ninguém chegue perto.
Porém, a vida nos pede para rever nossas posições e, de tanto em tanto, corrigir o rumo. Foi exatamente o que a flor-de-maio fez. Cansada desse retraimento, da aridez do lugar, em fim, cansada do isolamento que não lhe permitia estar junto de qualquer “alma viva vegetal” resolveu cair no mundo e ir em busca de uma mata úmida e aconchegante onde pudesse abraçar-se a uma árvore amiga. Conseguiu a façanha de encontrar um jequitibá, na Serra dos Órgãos perto de Teresópolis, que lhe permitiu, a partir desse instante, florir para sempre.
Ela tornou-se tão sociável que permite ser cultivada em qualquer cantinho, sobre árvores, em jardins verticais, na meia-sombra.
- Sinônimos estrangeiros: Christmas cactus, thanksgiving cactus (em inglês); santa teresita (em espanhol).
- Família: Cactaceae
- Características: epífita suculenta..
- Porte: de 50 cm de altura.
- Fenologia: de abril a julho.
- Cor da flor: rósea, vermelha, roxa, branca ou salmão. Há variedades com pétalas mesclando duas cores.
- Cor da folhagem: verde.
- Origem: Sudeste do Brasil, especialmente Rio de Janeiro, em altitudes de 700 a 1000 m.
- Clima: tropical / subtropical úmido
- Luminosidade: meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Já tenho a resposta. Não vendem mudas.
Maria Vitoria,
Não entendi sua colocação.
Amo a flor de maio! Tenho a amarela, a salmão, a pink, branca com borda rosa, branca pura e vermelha. Perdi, devido a praga, a rosa clarinha. Mas já recuperei, consegui muda com a minha filha, em Minas. Fiquei encantada com essa lilás, da primeira imagem. Você tem muda dela? Comercializa?
Não Maria Angélica,
Não vendemos mudas. Pena!