Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Scindapsus pictus “Argyraeus”

potos-cetim, era-do-diabo, jiboia-prateada, jibóia-acetinada

Foto de Dick Culbert from Gibsons, B.C., Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O potos-cetim é uma herbácea que cresce de maneira ascendente, ficando colada na superfície de troncos ou muros, suas folhas carnosas são de uma tonalidade verde-fosca, salpicadas por manchas acinzentadas irregulares, dando um perfilhamento muito atrativo. As flores não são atrativas, porém a folhagem é suficiente para tornar a planta vistosa e chamativa.

É adequada para revestir troncos de árvores ou outras superfícies rugosas, assim como também de interior, próxima de janelas ou varandas, entretanto longe do ar-condicionado que pode ressecar suas folhas. O corte das brotações que surgem nas extremidades dos ramos estimula um crescimento mais denso.

Foto de Mokkie, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Seu cultivo é restrito aos locais sombreados, porém bem iluminados, onde é plantado em substrato humoso, composto por até 70% de matéria orgânica. A planta é de regiões tropicais, portanto não suporta frio nem estiagem, apreciando adubações ricas em nitrogênio, como composto triturado de folhas e borra de café. As regas devem permitir um solo moderadamente úmido, mas nunca encharcado, sendo interessante uma pulverização com água mineral diária.

Todas as aráceas são tóxicas e esta não é um exceção, sendo que todas as partes da planta, folhas, caules e raízes são venenosas, porém, desde que fora do alcance de crianças e animais de estimação, não oferecem maiores perigos. Seu ponto positivo é o de filtrar toxinas existentes na camada de ar ao seu redor, tornando-a uma excelente escolha para escritórios e residências.

O nome do gênero deriva do grego “skindapsos”, com o qual se denominava uma trepadeira semelhante à hera e “pictus” podemos traduzir como pintado, em referência às manchas acinzentadas nas folhas.

Multiplica-se pela divisão da ramagem enraizada e pela estaquia dos ramos.

  • Sinônimos estrangeirossilver pothos, satin pothos, silver vine, (em inglês); potus plateado,, (em espanhol); lierre d’argent, philodendron picta, pothos tacheté, (em francês); gefleckte efeutute, (em alemão); pothos vite d’argento, (em italiano); pilak na baging, (nas Filipinas).
  • Família: Araceae.
  • Características: trepadeira semi-herbácea perene.
  • Porte: de 1 a 3 metros.
  • Cor da folhagem: verde com manchas acinzentadas.
  • Origem: Ilhas Salomão, Indonésia, Filipinas, Sumatra, Bangladesh, Java, Malásia, Sulawesi eTailandia..
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: meia sombra/sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange