Sedum glaucophyllum
sedum de folhas azuladas, sedum de folhas glaucas
Esta suculenta apresenta folhas suculentas e arredondadas, que crescem em rosetas, de onde surgem pequenas flores estreladas atraindo abelhas e outros polinizadores, contribuindo para a saúde do ecossistema local. Prefere pleno sol, necessitando de um solo arenoso e permeável, podendo ser pouco fértil.
É excelente como cobertura de solo, criando densas colônias em jardins de pedras e bordas de canteiros, combinando bem com outras suculentas e cactos, em jardins de baixa manutenção, sendo capaz de crescer em fendas de rochas e paredes. Pode ser usada em jardins verticais devido à sua habilidade de se espalhar e formar tapetes densos, servindo também na prevenção da erosão em encostas e áreas inclinadas. Também cresce bem em vasos e jardineiras, adicionando um toque de verde a varandas e pátios. Geralmente é resistente a pragas e doenças, no entanto, pode ocasionalmente ser afetada por pulgões ou podridão radicular em solos muito úmidos.
Pode ser facilmente propagada por estacas de folhas ou divisão de touceiras.
- Sinônimos estrangeiros: blue leaf stonecrop, cliff stonecrop, (em inglês); siempreviva glauca, sedum glauco, (em espanhol); sedum glaucofillo, (em italiano); sedum à feuilles glauques, orpin glauque, (em francês); blaugrünes fetthenne, (em alemão);
- Família: Crassulaceae;
- Características: herbácea perene e suculenta para forrações;
- Porte: 5 a 10 centímetros de altura;
- Fenologia: primavera e verão;
- Cor da flor: rosa ou branca;
- Cor da folhagem: verde azulado, com bordas levemente rosadas;
- Origem: América do Norte, especialmente nas Montanhas Apalaches do leste dos Estados Unidos;
- Clima: temperado/subtropical;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.