Senecio confusus
Jalisco, trepadeira-mexicana, flama-do-méxico
Mostro com prazer uma trepadeira que é adorada pelas borboletas, os beija-flores e as abelhas e que pode ser ideal para ser cultivada em cercas, grades, muros, treliças e pórticos, ocupando pouco espaço e crescendo com rapidez. Seu cultivo é muito fácil, já que é resistente à seca e dificilmente incomodada por pragas, sendo aconselhada para subir nos troncos de palmeiras e até como cobertura esparramando-se no solo.
O gênero Senecio é enorme, com cerca de 1200 espécies, entretanto são poucas as espécies com este hábito trepador. Mas cuidado, ela tem uma certa tendência a crescer de maneira desordenada se não for podada, depois da florada e conduzida para que mantenha com uma silhueta compacta.
- Sinônimos estrangeiros: Mexican flame vine, orangeglow vine, (em inglês); margarita mejicana, senecio naranja, llamarada mexicana, estrellita del cielo, golondrina, mamaluca, (em espanhol); senecio orange, marguerite Orange, (em francês).
- Família: Compositae.
- Características: Trepadeira semi-herbácea.
- Porte: Ramos com cerca de 3 m de comprimento.
- Fenologia: Ano todo, formando cachos.
- Cor da flor: Alaranjada e vermelha quando amadurecida, com o centro amarelo.
- Cor da folhagem: Verde-escura.
- Origem: México e Honduras.
- Clima: Tropical/subtropical, é sensível a baixas temperaturas.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.