Senecio rowleyanus
rosário, colar-de-pérolas

Foto de Leonora Enking from West Sussex, England, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Uma suculenta com aspecto incomum, por causa de suas folhas esféricas e carnudas parecidas com ervilhas, isto possibilita uma adequação aos períodos de seca. Recebendo duas horas de sol, pela manhã, produz flores pequenas, com um delicado perfume que lembra canela.

Foto de Maja Dumat from Deutschland (Germany), CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Indico esta planta para ser cultivada em vasos suspensos colocados em árvores, assim como em varandas, pátios e terraços. As regas devem ser moderadas, já que é sensível ao excesso de umidade.
O nome da espécie, “rowleyanus”, foi dado homenageando Gordon Douglas Rowley, (1921–2019) um renomado botânico britânico, conhecido pela dedicação às suculentas e cactos e autor de 20 livros, bem como artigos populares e científicos.

Foto de Leonora Enking from West Sussex, England, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
É multiplicado por estacas dos ramos. Para fazer isso, corte uma estaca de cerca de 5 centímetros de comprimento, com pelo menos duas ou três folhas. Deixe a estaca secar por alguns dias em um local sombreado e arejado. Em seguida, plante essa estaca em um recipiente com um solo arenoso. Mantenha o solo levemente úmido, mas não encharcado. As estacas devem enraizar em algumas semanas.
- Sinônimos estrangeiros: string of pearls, bead plant, pearl plant, (em inglês); collar de perlas, rosario, perlas verdes, (em espanhol); rosaire, perles de rosée, (em francês); perlenkette (em alemão); collana di perle, (em italiano); shizuku biizu saboten, (em japonês); zhēnzhū diànglán, (em chinês).
- Família: Asteraceae.
- Características: planta suculenta.
- Porte: ramos com até 1,50 metros de comprimento.
- Fenologia: outono.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde claro.
- Origem: Angola, Botsuana e no Succulent Karoo, no deserto de Kalahari, na Namíbia e África do Sul.
- Clima: tropical/subtropical, em áreas áridas ou semiáridas.
- Luminosidade: meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.