Sesamum indicum
gergelim, sésamo
É uma planta cultivada principalmente por suas sementes comestíveis e óleo de alta qualidade, são utilizadas na culinária, tanto inteiras quanto torradas, em pães, biscoitos, saladas e pratos asiáticos, como o tahine, por exemplo, que é uma pasta feita com sementes de sésamo trituradas, utilizada em diversas receitas, como o homus. Ela prefere climas quentes e secos, com temperaturas ideais entre 25°C e 35°C.
Em jardins temáticos, como os dedicados a plantas alimentícias ou medicinais, o gergelim pode ter um papel importante, tanto pela sua beleza discreta quanto pelo seu valor cultural e nutricional e suas flores atraem abelhas e outros polinizadores, ajudando na polinização de outras plantas no jardim.
No Brasil, o gergelim é cultivado principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso e Maranhão. O clima dessas regiões é favorável ao cultivo, e a produção tem aumentado devido à demanda crescente tanto no mercado interno quanto para exportação.
Quando as cápsulas amadurecem e secam se abrem, liberando as sementes. Essas sementes em condições adequadas de umidade e temperatura, germinam, dando origem a novas plantas.
- Sinônimos estrangeiros: sesame, (em inglês); sésamo, (em espanhol); sesam, (em alemão); sésame, (em francês); sesamo, (em italiano); zhīmá, (em chinês); simsim, (em árabe); til, (na Índia); goma, (em japonês).
- Família: Pedaliaceae;
- Características: herbácea anual;
- Porte: 0,5 e 1,5 metros de altura;
- Fenologia: de dezembro e fevereiro;
- Cor da flor: branca, rosa ou púrpura;
- Cor da folhagem: verde médio a escuro;
- Origem: possivelmente a Índia;
- Clima: tropical e subtropical;
- Luminosidade: sol pleno, exige cerca de 10 horas de luz diária.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.