Sesuvium portulacastrum
bredo-da-praia, capim-salgado, beldroega-miúda

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Uma erva rasteira, com ramos de até 80 centímetros e raízes superficiais, típica das restingas, onde estabiliza dunas, tolerando ocasionalmente, as inundações produzidas pela água do mar. As flores são pequenas, surgindo nas axilas das folhas, com uma tonalidade rosa pálido, fechando à noite e quando o céu está nublado. Deve ser cultivada em solos arenosos, sempre a pleno sol, não precisando de adubações nem podas, tampouco é suscetível a doenças ou pragas. Pequenas abelhas são coletoras do pólen e também mariposas a polinizam.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
As folhas frescas podem ser consumidas depois de cozidas por dois ou três fervuras, já que contêm muito sal. Na Tailândia é muito aproveitada como forragem e ração para ovinos, bovinos e suínos e até mesmo para consumo humano.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
É uma ótima forração e pode ser incluída em programas de recuperação da estabilidade de dunas, sendo uma planta pioneira possibilitando o habitat de outros arbustos e até plantas de maior porte.
O Sesuvium portulacastrum é propagado por sementes ou por estacas enraizadas, sempre plantadas em solo arenoso e bem drenado, espaçadas a cada 25 centímetros.
- Sinônimos estrangeiros: shoreline seapurslan,e cencilla, (em inglês); verdolaga rosada, cenicienta, (em espanhol); vangaredukura, jadu palang, (na Índia); pourpier de mer, pourpier marítimo, sésuvie faux-pourpier, (em francês); siri siri, arca del gusto (em italiano); meerportulak, (em alemão); hai ma chi, (em chinês); hamamizuna, hamasuberihiyu, (em japonês).
- Família: Aizoaceae.
- Características: planta rasteira suculenta e perene.
- Porte: 15 a 20 cm de altura.
- Fenologia: ano todo.
- Cor da flor: rosa pálido.
- Cor da folhagem: verde claro.
- Origem: mundo inteiro.
- Clima: temperado/subtropical/tropical.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.