Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sicana odorifera

melão-de-caboclo, melão de cipó, cruá, jamelão, cassabana

Foto de Julio chila, CC0, via Wikimedia Commons

Os talos são grossos e peludos, com gavinhas adesivas que permitem que a planta se agarre a suportes. Seu fruto é quase cilíndrico, com até 50 centímetros de comprimento e 8 centímetros de diâmetro, de casca dura, amarelo-alaranjado, avermelhado ou vermelho-escuro, carnudo, contendo polpa amarela que envolve sementes elípticas achatadas de 1 centímetro ou mais, seu aroma que mistura melão com maçã e usado ​​para perfumar roupas e quartos e até mesmo os altares dos templos.

Os frutos da Sicana odorifera podem ser consumidos in natura, cozidos, assados ou em conserva. A polpa pode ser usada para fazer sucos, sorvetes, geleias e compotas. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Também é útil na engorda de porcos.

Os historiadores têm evidências de que o cruá foi cultivado no Equador antes do descobrimento da América, sendo citado pela primeira vez por escritores europeus em 1658, como uma planta popular no Peru. É cultivada perto do nível do mar na América Central, mas a fruta é levada aos mercados até mesmo nas terras altas. Venezuelanos e brasileiros consideram parcialmente a videira como planta ornamental, mas em Cuba, Porto Rico e México ela é cultivada pela utilidade do fruto.

A planta é propagada por sementes ou por estacas. As sementes germinam em cerca de 15 dias. As estacas devem ser plantadas em um local sombreado e mantido úmido até que enraízem.

  • Sinônimos estrangeiroscassabanana, casbanan, sikana, puttigel, musk cucumber, tree melon, wild watermelon, mortadella fruit, passion fruit fruit, cura, curua, uruba, cruatina, apple melon, wild melon, northern melon, (em inglês);  melon d’arbre, pastèque d’arbre, melon sauvage, fruit de mortadelle, fruit de maracuja, cura, curua, uruba, cruatina, melon pomme, melon sauvage, melon du nord,  (em francês); melón de árbol, sandía de árbol, melón silvestre, fruta-mortadela, fruta-maracujá, cura, curua, uruba, cruatina, melón maçã, melón-caboclo o melón-del-norte, (em espanhol); curuguá, curuguay karela, (em guarani).
  • Família: Cucurbitaceae.
  • Características: trepadeira semi-herbácea e semi-perene.
  • Porte: caules com até 15 metros de comprimento .
  • Fenologia: verão, outono. Frutifica no inverno.
  • Cor da flor: amarela.
  • Cor da folhagem: verde-médio.
  • Origem: América tropical.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange