Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Spondias purpurea

ciriguela, ceriguela, cirigueiral, ciriguela-do-mato, ciriguela-do-pará, ciriguela-roxa, ciriguela-vermelha, ciriguela-da-amazônia

Foto de Renato Capello, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons – Ciriguela com anu-preto, (Crotophaga ani)

Uma árvore originária da América Central, mas que se adaptou bem a climas tropicais e subtropicais de todo o mundo. No Brasil, é cultivada principalmente na região Nordeste, mas também é encontrada em outras regiões, como o Sudeste e o Sul. Suas folhas são compostas, com folíolos lanceolados ou elípticos. As flores são pequenas sendo produzidas em inflorescências em forma de panícula. Os frutos da ciriguela são redondos ou ovais, com casca fina e lisa, do tamanho de uma azeitona. A polpa é branca ou amarelada, e é suculenta e doce. A ciriguela é uma fruta muito apreciada para consumo in natura, mas também pode ser usada na fabricação de sucos, doces, compotas, geleias, sorvetes e outras preparações culinárias.

Foto de Fábio Barros, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

É uma frutífera de fácil cultivo, que se adapta a solos pobres e com pouca fertilidade. Embora prefira o calor, tolera climas mais amenos. É uma árvore versátil, que pode ser utilizada em diferentes ambientes, sendo ornamental é muito utilizada no paisagismo, devido à sua beleza, sombra e frutos comestíveis, bastante aproveitada nos jardins do Distrito Federal, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste do Brasil. A floração da seriguela é um evento importante para a polinização da árvore e as flores são visitadas por abelhas, borboletas e outros insetos, que ajudam a transportar o pólen de uma flor para outra.

A árvore também tem propriedades medicinais, sendo usada no tratamento de doenças como diarreia, disenteria e febre.

O plantio da ciriguela pode ser feito a partir de sementes ou de mudas. As sementes devem ser plantadas em local sombreado, e a germinação ocorre em cerca de 10 dias. As mudas podem ser plantadas diretamente no local definitivo e devem ser transplantadas quando atingirem cerca de 30 centímetros de altura. Ela inicia sua produção de frutos em aproximadamente 3 a 4 anos após o plantio.

  • Sinônimos estrangeirosjocote, ciruela mexicana, ciruela huesillo, (em espanhol); spanish plum, hog plum, (em inglês); prune d’Espagne, (em francês); spanische pflaume, hog plum, (em alemão); prugna spagnola, (em italiano).
  • Família: Anacardiaceae.
  • Características: árvore caducifólia, perde suas folhas durante o período de seca.
  • Porte: 6 a 9 metros de altura.
  • Fenologia: primavera, entre os meses de setembro e novembro.
  • Cor da flor: rósea.
  • Frutos: amadurecem entre os meses de dezembro e março.
  • Cor da folhagem: tons de verde claro ou verde escuro, avermelhadas quando jovens.
  • Origem: América Central, mas bastante comum na Região Nordeste do Brasil.
  • Clima: tropical, subtropical. Não suporta o frio.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange