Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sterculia striata

chicha, xixá, pau-de-cortiça, pau-de-boia, chicha-do-cerrado, álamo-de-sangue, sucupira, amendoim-de-macaco, pau-rei, arichichá

Foto de Mateusbotanica2020, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma árvore com tronco provido de sapopemas, cilíndrico e casca escura e rugosa. As folhas são grandes, ovais e de cor verde-escura. As flores são pequenas, reunidas em inflorescências do tipo panícula. O fruto é uma cápsula achatada, com frutos avermelhados contendo sementes pretas que se abrem  contendo castanhas, consumidas pelo homem e pela fauna, que depois de torradas, apresentam um aroma parecido ao do cacau. É encontrada em florestas primárias e secundárias, em áreas úmidas e secas. Seu crescimento é  rápido e pode ser utilizada para fins ornamentais e madeireiros. Sua madeira é leve e de boa qualidade, utilizada para a fabricação de móveis, instrumentos musicais, brinquedos, palitos de fósforos e outros objetos.

Foto de João Medeiros, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A árvore também é conhecida por suas propriedades medicinais. O chá das folhas é utilizado para tratar problemas digestivos, como diarreia e constipação. O chá da casca é utilizado para tratar problemas respiratórios, como bronquite e asma.

Foto de Fernando Marino, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A Sterculia striata é uma árvore de grande importância ecológica, ideal nos projetos paisagísticos e na arborização urbana, onde promove ótimo sombreamento. Ela é uma fonte de alimento para uma variedade de animais, incluindo aves, mamíferos e abelhas. Também é uma importante espécie para a restauração de florestas, por ser pioneira de rápido crescimento e tolerante a terrenos secos e pedregosos.

Sua reprodução é feita por sementes, logo que colhidas e a emergência é rápida.

  • Sinônimos estrangeiros:  chicharrón, chicharo, chicharillo, sapucay, tururu, (em espanhol); monkey nut, monkey pecan, sapucay, (em inglês); sapucai, (em francês); sapukai, (em japonês); dàyè shānhújiāo, (em chinês); chica ka’á, (em guarani); sujo, (na Bolívia).
  • Família: Malvaceae.
  • Características: árvore decídua.
  • Porte: 8 a 15 metros de altura.
  • Fenologia: novembro a março.
  • Cor da flor: amarela.
  • Cor da folhagem: verde escuro.
  • Origem: América do Sul, no Brasil se encontra no sul da Bahia, Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange