Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Strongylodon macrobotrys

trepadeira-jade, jade, trepadeira-filipina

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

Uma trepadeira que solta flores com uma coloração única, lembrando as tonalidades da pedra jade. Essas inflorescências, com formato de garras, atraem beija-flores e morcegos, que auxiliam sua reprodução. A espécie aprecia a umidade ambiente alta, assim como as temperaturas elevadas o ano todo. Os cachos de flores são pendentes e podem medir até 1,20 de comprimento. Nas Filipinas, que é seu habitat natural, a planta cresce junto aos riachos em florestas úmidas ou nos sopés dos barrancos.

Foto de 掬茶, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

No paisagismo é fantástica quando usada em pergolados com um pé direito de, no mínimo, 4 metros de altura, dado que suas flores pendem com mais de 1 metro de comprimento e com a altura habitual de 2,70 metros impossibilitaria andar por baixo dela.

A espécie foi descoberta em 1841 nas encostas do monte Makiling, um vulcão inativo localizado na ilha de Luzon, nas Filipinas, por membros norte-americanos da expedição liderada por Charles Wilkes (1798 – 1877). A popularidade da trepadeira se deve ao botânico de Harvard, Asa Gray ( 1810 — 1888) que em 1854 a chamou de Strongylodon macrobotrys. No Brasil foi introduzida por Roberto Burle Marx, que construiu um espaço dedicado a ela, no seu Sítio em Guaratiba – RJ, onde criou um espelho d’água e um pergolado alto para seu cultivo.

Foto de Rhododendrites, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O nome da espécie macrobotrys significa “cacho de uva longa”, do grego makros = longo e botrys = cacho de uvas; strongylos = redondo e lodon = dente, por causa do cálice com formato de dentes. A alcunha jade é por causa da cor da flor, similar da tonalidade desse mineral. As flores da jade são comestíveis e consumidas como vegetais nas Filipinas.

Multiplica-se por sementes que devem ser enterradas imediatamente após a colheita em um substrato com 30% de areia média lavada. Também por  estaquia, alporquia e mergulhia.

  • Sinônimos estrangeiros: jade vine, emerald vine, emerald creeper, turquoise jade vine, (em inglês); flor de jade, parra de jade, parra esmeralda, parra de jade turquesa, jade vid,  (em espanhol); cascade de jade, liane de jade, (em francês); fiore di giada, liana di giada, (em italiano); jadewein, (em alemão); tayabak, (nas Filipinas).
  • Família: Fabaceae.
  • Características: trepadeira semi-lenhosa.
  • Porte: cipós com até 18 metros de comprimento.
  • Fenologia: primavera e verão.
  • Cor da flor: turquesa.
  • Cor da folhagem: verde pálido.
  • Origem: Filipinas.
  • Clima: tropical/ subtropical (não suporta temperaturas abaixo de 15ºC).
  • Luminosidade: sol pleno ou meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comments

  1. Boa tarde Professor, eu consigo cultivar a Jade aqui no RS, minha dúvida é se ela morre com a geada daqui do sul ou se ela poderia entrar em “dormência”, por assim dizer.
    Perderia suas folhas e brotaria novamente?

    • Bom dia Francisca,

      A jade não suporta o frio de sua região, não apenas perderia as folhas como também morreria.

      Prefira estas trepadeiras:

      Jasminum polyanthum – jasmim-dos-poetas;
      Lonicera periclymenum – madressilva;
      Plumbago auriculata – bela-emilia;
      Trachelospermum jasminoides – jasmim-estrela;
      Fuchsia hybrida – brinco-de-princesa.

      Abraços

  2. O blog é excelente! Estou aprendendo a cultivar a Jade. A concorrência está difícil. 1ro os passarinhos que gostavam dos brotos e depois a Arapuá que atacou e destruiu toda a primeira florada. Alguma sugestão para protege-la ?

    • Oi Myriam,

      Para protege-la das abelhas arapuã use armadilhas adesivas X-315, da 3M.

      Abraços

  3. Professor a Jade é de rápido crescimento?

    • Myriam,

      Sim, bastante rápida!

      Abraços

      • Boa tarde Professor, eu consigo cultivar a Jade aqui no RS, minha dúvida é se ela morre com a geada daqui do sul ou se ela poderia entrar em “dormência”, por assim dizer.
        Perderia suas folhas e brotaria novamente?

Secured By miniOrange