Syagrus bothryophora
“Uma das palmeiras mais lindas do mundo” é como o americano Paul Craft, co-autor do famoso livro Enciclopédia de Palmeiras Cultivadas, se refere no capítulo dessa outra maravilhosa palmeira do nosso Brasil.
Nativo do Espírito Santo ao norte da Bahia, o Pati ou Patioba como é chamado popularmente é uma elegante espécie cujo os notáveis atributos ornamentais são a graciosa copa formada de curtas e arqueadas folhas verde escuro dispostas verticalmente ao tronco em fase de crescimento, que formam uma linda “copa vertical”, o tronco delgado e liso branco-acinzentado e o rápido crescimento, proporcionam o efeito desejado em pouco tempo. Tem certa similaridade com a palmeira Carpentaria da Austrália devido ao crescimento rápido e copa vertical quando jovem.
Melhor usada no paisagismo em grupos de 3 ou mais indivíduos de diferentes tamanhos ou em renques, sempre proporcionando um das mais interessantes paisagens de copa da família.
- Nome Científico: Syagrus botryophora
- Exigências climáticas: Tropical ao Subtropical ameno
- Porte: altura – 10 a 15 metros copa – 3 a 4 metros
- Nome popular: Pati, Patioba
- Exigências de luz: Moderada, Alta
- Crescimento: Rápido
- Origem: do Norte do Espírito Santo ao sul de Sergipe
- Exigências nutricionais: Moderada
- Tolerância à seca: Moderada
- Usos: Em grupos ou fileiras a pleno sol ou meia sombra
- Exigências quanto ao solo: Adaptável
- Tolerância ao sal: Moderada
Produtor de plantas especiais, como palmeiras, cycadaceas, plantas de deserto e outras espécies. Disponibilizamos plantas ornamentais devidamente acondicionadas em vasos plásticos e bags, proporcionando maior qualidade na implantação de projetos paisagísticos.
Tel: (19) 3442-5065 / (19) 3443-2405, Limeira/SP.
www.tropicalplantas.com