Symphonia globulifera
anani, ananim, anandi, guanandi, pau-breu, bulandi, landi, olandi, oanani, landirana, musserengue-branco

Foto de Jean Carvalho, Public domain, via Wikimedia Commons
Uma espécie arbórea que exibe linda floração em cachos, muito parecidos com frutos, sua silhueta, com copa cônica, proporciona atributos especiais para uso paisagístico em terras úmidas ou brejosas. Umas de suas particularidades são suas grandes sapopemas, raízes que crescem em volta do tronco com divisões achatadas, característica das raízes tabulares, que permitem uma boa adaptação em áreas alagadas. É polinizado por pica-paus, mico-leão-dourado, morcegos e beija-flores.

Foto de Alex Popovkin, Bahia, Brazil from Brazil, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Os indígenas da Costa Rica usavam a seiva para selar a amarração das pontas de suas flechas e as fendas das canoas misturando-a com areia muito fina.
O nome popular guanandi deriva do tupi gwanã’di, que significa “o que é grudento”, por causa do látex pegajoso vertido de seu tronco; anani e ananim vêm do tupi wana’n. Symphonia expressa “harmonia” devido a simetria de suas flores e globulifera é por causa do formato de seus frutos.

Foto de Alex Popovkin, Bahia, Brazil from Brazil, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
É propagada por sementes que devem ser semeadas assim que estiverem maduras, germinando em menos de 30 dias com temperaturas em torno de 25 – 30°c e em local sombreado.
- Sinônimos estrangeiros: resina amarilla, machare, cerillo, caraño, barillo, manil, boncillo, azufre caspi, (em espanhol); chewstick, boarwood, yellowmangur, (em inglês); manil montagne, (em francês); nianga nianga, (em Congo); wayepu, waika, perman, ossol, (em Gabon).
- Família: Clusiaceae.
- Características: árvore.
- Porte: 15 a 30 metros de altura.
- Fenologia: inverno.
- Cor da flor: vermelha.
- Cor da folhagem: verde-clara.
- Origem: Oeste africano, em Serra Leoa, Uganda e Angola. América Central e Caribe, Brasil, Amazônia, Mata Atlântica no Nordeste e Sudeste até Rio de Janeiro.
- Clima: tropical/subtropical (não tolera frio ou geadas).
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
como adquirir essa espécie de plantabSymphonia globulifera
como adquirir as plantas pelo. site.
Ana Maria,
Não vendemos mudas. Você pode comprar a Symphonia globulifera, no Viveiro de Mudas de Plantas Ciprest: Telefone: (19) 3451-5824 – Rod. Artur Nogueira Km 10,5 R. José Santa Rosa Km10,5 s/n, Limeira – SP – https://www.ciprest.com.br/
Abraços