Tabernaemontana divaricata
jasmim-café

Foto de Effeietsanders, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Este arbusto, também classificado como Ervatamia coronaria, é ideal para a formação de renques, sendo igualmente ótimo em vasos, onde suas flores cerosas e com cinco pétalas exalam um aroma delicioso, especialmente à noite, quando é mais intenso. Essas flores se parecem com um cata-vento e atraem borboletas. Diferentemente dos jasmins, ele prefere climas secos e solos enxutos, sendo muito apropriada em regiões litorâneas. Sua seiva é leitosa e tóxica e a madeira é aproveitada na elaboração de incensos. Na puja, que é um ritual de adoração realizado pelos hinduístas, budistas e jainistas, para oferecer homenagem devocional e oração a uma ou mais divindades, hospedar e homenagear um convidado ou celebrar espiritualmente um evento, são oferecidas as flores do jasmim-café.

Foto de Aathavan jaffna, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Para obter uma silhueta mais densa recomendo uma poda de formação no inverno, removendo ramos, folhas e flores secas. Isto proporcionará, ainda, uma florada intensa.

Foto de Adityamadhav83, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
É reproduzida por sementes previamente imersas em água durante dois dias e também por estacas, quando cortadas no decorrer do verão.
- Sinônimos estrangeiros: pinwheel flower, crape jasmine, moon beam, ceylon jasmine, East India rosebay, Nero’s crown, (em inglês); jazmín crepé, rosa de hielo, clavel de la India, (em espanhol); fleur d’amour, (em francês); fiore di girandola, gelsomino, (em italiano); chandni, tagar, tagari, nandi batalu, (na Índia) gou ya hua, (em chinês); nantyarvattam, (na Malásia).
- Família: Apocynaceae.
- Características: arbusto perene.
- Porte: 1,30 a 1,80 metros de altura.
- Fenologia: ano todo, principalmente na primavera.
- Cor da flor: branca. A variedade “Flore Pleno” oferece flores dobradas.
- Cor da folhagem: verde-escuro e brilhante.
- Origem: Índia, sudeste da China, Nepal, Camboja, Laos, Mianmar, Tailândia, Vietnã e Bangladesh.
- Clima: tropical, subtropical.
- Luminosidade: sol pleno/meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.