Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Tacca chantrieri

flor-do-Batman, flor-morcego, planta-morcego, orquídea-morcego, flor-negra, bigodes-de-gato

Tão singular como o personagem de histórias em quadrinhos que lhe empresta o nome, a planta carrega flores com o aspecto que lembram o de um morcego. O outro nome popular com que foi batizada é orquídea morcego, no entanto não tem nenhum parentesco com as orquídeas e sim com o inhame e outras menos populares dessa família das dioscoreáceas.

Seu cultivo é simples desde que respeitadas algumas exigências que – como toda planta – ela pleiteia. E no caso da Tacca essas demandas são fundamentais para que ela possa desenvolver satisfatoriamente. A primeira é o clima, que deve ser permanentemente quente e úmido, fato que inviabiliza seu plantio nas regiões do sul do país e em parte do sudeste e centro-oeste. Outro fator é a luminosidade que deverá ser tênue, posicionando a planta em um local sombreado e protegido do vento e de qualquer corrente de ar. Por último, e não menos importante, é a qualidade do solo. Este precisa ser poroso, com uma estrutura bem leve que pode ser conseguida utilizando um 50% de um bom substrato, 30% de perlita, 10% de vermiculita e 10% de esterco de gado curtido. Também a cada seis meses pode ser adubada com farinha de ossos, torta de algodão e bokashi.

É válido seu emprego em vasos e jardineiras podendo ser desfrutada em pátios e até em ambientes internos desde que se tome o cuidado de borrifá-la com água mineral todos os dias.

A esta altura da leitura você deve estar se perguntando: vale a pena todo esse trabalho? Oh, se vale!

  • Sinônimos estrangeiros: black bat flower (em inglês); planta murcielago, Flor del diablo, Bigotes de gato, Flor Negra (em espanhol); jian gen shu (em China).
  • Família: Dioscoreaceae
  • Características: arbusto de textura semi-herbácea.
  • Porte: 0,60 a 1 metro de altura.
  • Fenologia: Primavera, verão.
  • Cor da flor: Preta, com 30 centímetros de diâmetro e os “bigodes” que alcançam mais de 60 centímetros. Existem variedades com flores brancas ou de tonalidades purpúreas com maior o menor intensidade.
  • Cor da folhagem: verde-escura e brilhante.
  • Origem: Tailândia, Malásia, Camboja, Índia, Laos, Mianmar, Sri Lanka, Vietnam e sul da China do sul, especialmente na Província de Yunnan
  • Clima: Tropical úmido .
  • Luminosidade: Sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Embora não possua nenhuma, sou fascinado pelas plantas que produzem flores exóticas e em tons bem fechados, escuros. Já havia ouvido falar da bat flower, mas neste artigo aprendi muito mais. Parabéns!

    • Obrigado Sergio,

      Seu comentário é muito bem-vindo!

      Abraços