Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Tanacetum vulgare

atanásia-das-boticas, catinga-de-mulata, erva-das-moscas, erva-lombrigueira, erva-dos-vermes,  erva-de-são-marcos, anil-bravo, botão-amarelo, palminha, tanaceto

Foto de Daniel Ballmer, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Suas folhas são verdes, lanceoladas, aromáticas e amargas. O tanaceto é utilizado para aromatizar vermutes, assim como na culinária, dando aromas aos doces e salgados, também se emprega na indústria perfumeira para dar um efeito fixador, o que significa que ajuda a manter a fragrância por mais tempo, entre os perfumes mais conhecidos estão; o J’adore e o Miss Dior da Dior, o Chanel Coco Mademoiselle, o Guilty e Bloom da Gucci, o La Vie Est Belle e Miracle da Lancome e o Black Opium e o Libre da Yves Saint Laurent. Como inseticida é muito eficiente no controle de cochonilhas e pulgões e era um costume, na Europa, secar as flores e espalha-las para espantar os insetos, como mosquitos e moscas. Os seguidores do candomblé empregam a planta para elaborar loções e águas de cheiro, que protegem contra os maus fluídos.

Foto de Dinkum, CC0, via Wikimedia Commons

É uma planta robusta que pode tolerar uma ampla gama de condições, incluindo solos pobres e secos, sendo uma planta versátil, pode ser usada em uma variedade de aplicações paisagísticas. É uma boa escolha para jardins de baixa manutenção. Suas flores atraem borboletas e outros insetos polinizadores.

Foto de Cbaile19, CC0, via Wikimedia Commons

Ele tem propriedades medicinais e pode ser usado para tratar uma variedade de condições, incluindo má digestão, dor de cabeça, tosse, resfriados, dor de estômago e febre.

Fácil de cultivar e pode ser propagado por sementes ou divisão de touceiras.

  • Sinônimos estrangeiros:  feverfew, tansy, common tansy, bitter buttons, hindheal, parsley fern, wild quinine, black button, nosebleed, garden tansy, (em inglês); tanaceto, balsamita menor, palma imperial, palmita de la India, tanacita, tanasilla, yerba de San Marcos, yerba lombriguera, (em espanhol); rainfarn, fieberkraut, goldmarie, hundspetersilie, mutterkraut,schafgarbe, tabakkraut, wildes wermutkraut, (em alemão); tanaceto, assenzio comune, camomilla selvatica, erba delle febbri, erba dei vermi, erba di San Marco, (em italiano); tanaise commune, tanaisie, camomille sauvage, herbe à la reine, herbe aux vers, herbe à la fièvre, herbe aux boutons, herbe à la tanaisie, tanaisie vulgaire, (em francês); chi-ai, (em chinês); pižma obyknovennaya, (em russo); seiyo tanpopo, (em japonês).
  • Família: Asteraceae.
  • Características: subarbusto perene.
  • Porte: 0,60 a 1,20 de altura.
  • Fenologia: verão.
  • Cor: amarelo dourado
  • Cor da folhagem: verde escura, com margens serrilhadas.
  • Origem: Europa e Asia, na China, Japão, Cazaquistão, Coreias, Rússia, Mongólia, Sibéria e Turcomenistão.
  • Clima: subtropical/temperado.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange