Taxodium distichum
pinheiro-do-brejo, cipreste-calvo, cipreste-vermelho, cipreste-dos-pântanos

Foto de HoroshilovAleksandr, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Uma conífera muito interessante para ser cultivada em regiões com clima frio, durante o inverno, já que em outono a copa fica com tonalidades avermelhadas. Em solos muito úmidos e até alagados, espalha raízes aéreas modificadas, denominadas pneumatóforos, estas emergem do solo ou da água, formando colônias com 15 a 50 centímetros de envergadura. Foi levada para Europa em 1640, onde está disseminada, sempre em lugares encharcadiços ou paludosos. Sua vida é longa, chegando a vários séculos, podendo alcançar 1.000 anos; existe um exemplar muito antigo em Carolina do Norte, com mais de 1.600 anos. É a árvore-símbolo do Estado de Louisiana de sde 1963. É comum a convivência, no seus ramos, com a barba de velho (Tillandsia usneoides), uma bromélia epífita, que não parasita a árvore.

Foto de Hillebrand Steve, U.S. Fish and Wildlife Service, Public domain, via Wikimedia Commons
No paisagismo seu valor ornamental é imenso, quando usado em grandes espaços. Dificilmente é atacado por insetos ou doenças. A clorose geralmente acontece em solos com pH alto, alcalinos. Os ácaros e a ferrugem dos ramos acontecem raramente.
O nome Taxodium deriva da palavra teixo (Taxus baccata), em referência às folhas dessa conífera que são bastante similares, já distichum é o termo latino que significa dístico, em duas filas.

Foto de Sciadopitys from UK, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
A propagação é feita por sementes.
- Sinônimos estrangeiros: ciprés-calvo, ciprés de los pântanos, (em espanhol); baldcypress, swamp cypress, tidewater red cypress, gulf cypress, (em inglês); cyprès chauve, (em francês); cipresso calvo, cipresso del sud, cipresso delle paludi, cipresso pond, (em italiano); echte sumpfzypresse, (em alemão).
- Família: Taxodiaceae.
- Características: conífera decídua com silhueta cônica.
- Porte: 25 a 45 metros de altura.
- Fenologia: outubro, novembro e dezembro.
- Cor da flor: amarelada, resultando mais tarde em cones marrons, arredondados.
- Cor da folhagem: verde clara e amarelada, alaranjada e avermelhada no outono.
- Origem:. sudeste dos Estados Unidos, em zonas pantanosas dos Estados de Louisiana, Carolina do Sul, Illinois, Arkansas, Mississippi, Flórida e Texas.
- Clima: temperado, subtropical. Tolerante a geadas.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bom dia!
Podem me indicar produtores desta espécie no Brasil?
Desde já agradeço
Bom dia Maria Eleonora,
Você pode adquirir mudas na Frutasbella de Limeira-SP: https://www.mudasfrutabella.com.br/itm/coniferas.html
Telefone: (19) 99822-6752 com Vinícius.
Abraços