Taxodium distichum
pinheiro-do-brejo, cipreste-calvo, cipreste-vermelho, cipreste-dos-pântanos
Uma conífera muito interessante para ser cultivada em regiões com clima frio, durante o inverno, já que em outono a copa fica com tonalidades avermelhadas. Em solos muito úmidos e até alagados, espalha raízes aéreas modificadas, denominadas pneumatóforos, estas emergem do solo ou da água, formando colônias com 15 a 50 centímetros de envergadura. Foi levada para Europa em 1640, onde está disseminada, sempre em lugares encharcadiços ou paludosos. Sua vida é longa, chegando a vários séculos, podendo alcançar 1.000 anos; existe um exemplar muito antigo em Carolina do Norte, com mais de 1.600 anos. É a árvore-símbolo do Estado de Louisiana de sde 1963. É comum a convivência, no seus ramos, com a barba de velho (Tillandsia usneoides), uma bromélia epífita, que não parasita a árvore.
No paisagismo seu valor ornamental é imenso, quando usado em grandes espaços. Dificilmente é atacado por insetos ou doenças. A clorose geralmente acontece em solos com pH alto, alcalinos. Os ácaros e a ferrugem dos ramos acontecem raramente.
O nome Taxodium deriva da palavra teixo (Taxus baccata), em referência às folhas dessa conífera que são bastante similares, já distichum é o termo latino que significa dístico, em duas filas.
A propagação é feita por sementes.
- Sinônimos estrangeiros: ciprés-calvo, ciprés de los pântanos, (em espanhol); baldcypress, swamp cypress, tidewater red cypress, gulf cypress, (em inglês); cyprès chauve, (em francês); cipresso calvo, cipresso del sud, cipresso delle paludi, cipresso pond, (em italiano); echte sumpfzypresse, (em alemão).
- Família: Taxodiaceae.
- Características: conífera decídua com silhueta cônica.
- Porte: 25 a 45 metros de altura.
- Fenologia: outubro, novembro e dezembro.
- Cor da flor: amarelada, resultando mais tarde em cones marrons, arredondados.
- Cor da folhagem: verde clara e amarelada, alaranjada e avermelhada no outono.
- Origem:. sudeste dos Estados Unidos, em zonas pantanosas dos Estados de Louisiana, Carolina do Sul, Illinois, Arkansas, Mississippi, Flórida e Texas.
- Clima: temperado, subtropical. Tolerante a geadas.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Plantei 4 árvores taxodium distichum há ,4 anos, no sul de minas gerais. Estão se desenvolvendo razoavelmente bem. O terreno não tem água. É seco,!
Reinaldo,
O Taxodium distichum é tolerante a uma ampla gama de condições de solo, incluindo solos secos. No entanto, o desempenho da árvore em solos secos é geralmente menor do que em solos úmidos. Ele crescerá mais lentamente e atingirá uma altura menor, a folhagem pode ficar amarelada devido à falta de água, também pode ser mais suscetível a doenças e pragas.
Abraços
Bom dia!
Podem me indicar produtores desta espécie no Brasil?
Desde já agradeço
Bom dia Maria Eleonora,
Você pode adquirir mudas na Frutasbella de Limeira-SP: https://www.mudasfrutabella.com.br/itm/coniferas.html
Telefone: (19) 99822-6752 com Vinícius.
Abraços