Tetrastigma voinierianum
Trepadeira-castanha, castanheiro, planta de lagarto
Uma trepadeira exuberante e com grande densidade para cobrir muros e cercas com suas gavinhas. Suas folhas, grandes e brilhantes, com a parte inferior da folha coberta com uma camada densa de pelos, caem em sobreposição, criando uma excelente perspectiva sem tomar muito espaço em termos de largura. Reproduzida por estaquia pode ser plantada a cada 50 centímetros, onde irá se desenvolver, rapidamente, em pouco mais de trinta dias, na estação mais quente.
Desfrutada em corredores laterais das áreas externas ou até em espaços internos, a Tetrastigma secreta uma substancia pegajosa que alimenta pequenas formigas que, por sua vez, mantem os insetos predadores bem longe da planta. É uma boa opção quando se deseja uma aparência tropical em áreas sombreadas.
- Sinônimos estrangeiros: chestnut vine, lizard plant, (em inglês); tetrastigma, (em espanhol); vigne marronnier, (em francês).
- Família: Vitaceae.
- Características: Trepadeira lenhosa.
- Porte: 8 a 10 metros.
- Fenologia: Agosto, setembro.
- Cor da flor: Esverdeada.
- Cor da folhagem: Verde brilhante.
- Origem: Laos e Vietnã.
- Clima: Subtropical.
- Luminosidade: Meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Obrigado por dividir seus conhecimentos.
Sabe dizer onde posso comprar mudas dessa espécie?
Obrigado
Olá Harry,
Sim, Oscar vende mudas dela. https://www.facebook.com/wittmannflora/?locale=pt_BR
Abraços
Olá Raul, estou pensando em colocar ela num muro perto da minha piscina pois ela é perene e não vai cair folhas, mas sou da serra gaúcha e gostaria de saber como ela reage à geada?
Olá Felipe,
Ela é uma trepadeira tropical que prefere climas quentes e úmidos. É sensível ao frio intenso, especialmente a geadas, que podem danificar suas folhas e ramos. Na Serra Gaúcha, onde as temperaturas podem cair bastante e as geadas são frequentes no inverno, essa planta teria dificuldades em sobreviver ao ar livre sem proteção.
Se você quiser cultivá-la na região, seria ideal mantê-la em um ambiente protegido, como dentro de casa ou em um local controlado, como uma estufa, onde você possa proteger a planta do frio e das geadas.
Uma trepadeira que recomendo é a escovinha-de-macaco-alaranjada (Combretum fruticosum) ela suporta geadas e é muito vigorosa, de rápido crescimento, atrai pássaros nectarívoros, especialmente beija-flores e abelhas, com suas flores muito duradouras.
Também recomendo o jasmim-do-inverno (Jasminum nudiflorum), o clematis (Clematis montana)e a madressilva (Lonicera periclymenum).
Abraços
Olá Raul! Essa trepadeira é bem bonita e frondosa. Gostaria de saber se poderia colocar ela e tb o Guaco em jardim sobre laje. Guaco tem raízes agressivas, que podem intervir na tubulação ou na manta impermeabilizante? A Tetrastigma entendi que não teria problema, mas sobre o Guaco não estou encontrando esta informação. Muito obrigada!
Olá Luana,
O guaco, não possui raízes consideradas agressivas. Suas raízes são típicas de trepadeiras, sendo mais superficiais e não causando grandes danos em uma laje, estruturas ou outras plantas próximas.
A Tetrastigma voinierianum tampouco é considerada uma planta com raízes agressivas, pode usa-las sem preocupação.
Abraços
Muito obrigada Raul! Pelos seus esclarecimentos e pela rapidez em responder. Descobri seu site “meio sem-querer” e estou adorando os conhecimentos que você transborda, muito obrigada! Parabéns pelo seu trabalho!
Você merece, Luana e agradeço o carinho!
Abraços
Olá Raul !
Ela perde as folhas no outono e inverno ?
Olá Rosana,
A Tetrastigma voinierianum é uma planta perene. Isso significa que suas folhas não caem sazonalmente; em vez disso, elas permanecem na planta durante todo o ano.
Abraços
Olá Raul boa tarde. Tenho uma duvida com relação a trepadeira castanha, a literatura indica tanto para pleno sol como para meia sombra, e informa também ser uma planta que não gosta de lugares muito quente. Preciso colocar uma trepadeira num alambrado junto a uma mata de reserva, a pleno sol, será que ira bem? os clientes não gostam de flores. a outra opção seria o Philodendron hederaceum, que precisa de apoio para as raízes grampiformes, e nesse local será alambrado. difícil. Muito obrigada
Olá Marli,
A Tetrastigma voinierianum desenvolve na meia sombra ou sombra.
Para um local ensolarado há algumas trepadeiras que não florescem, por exemplo:
Monstera deliciosa – costela-de-adão;
Epipremnum pinnatum – jiboia;
Syngonium angustatum – singônio;
Raphidophora decursiva – guaimbê-sulcado.
Abraços
Poderia postar a flor da tetratigma voinieviarum
Mônica,
Segue a foto da Tetrastigma voinierianum.
Abraços
Como tirar um muda de uma trepadeira castanha?
Tenho uma em casa e quero fazer uma muda para dar p uma amiga.
Obrigada
Gloria,
A trepadeira-castanha (Tetrastigma voinierianum) multiplica-se por alporquia ou por estacas preparadas no final do inverno.
Abraços
Raul as raizes sao agressivas? e nao tem gavinhas, nao é?
Mônica,
Ela tem gavinhas, isto é comentado no texto. As raízes são fasciculadas e de curto desenvolvimento.
Abraços
Raul as raizes sao agressivas?
Ola
Onde encontro para comprar?
Olá Ana,
Na Flora Wittmann com Oscar – (11) 4712-3633 ou 4712-3457
Abraços