Thunbergia erecta
Tumbérgia-azul-arbustiva, manto-de-rei
Um arbusto com ramos levemente pendentes, cujas flores perfumadas seduzem beija-flores, borboletas, abelhas e mamangavas. Quando cultivada a pleno sol pode ser usada para formar cercas e renques bastante compactos, impedindo as vistas externas. Embora de folhagem perene, pode perder as folhas em regiões de clima temperado, rebrotando com força na primavera. Sua reprodução mais fácil é por estacas. As podas, feitas após uma das floradas, estimulam novas flores.
O nome popular, manto-de-rei, se deve ao formato e cor das suas flores, de textura aveludada, uma referência à nobreza e à espiritualidade.
Enfim, uma planta que deve ser aproveitada no paisagismo brasileiro, em todo o território nacional, incluindo o litoral, onde desenvolve muito bem.
- Sinônimos estrangeiros: Bush clock vine, king’s-mantle, potato bush, mohan, blue bells, (em inglês); manto de rey, (em espanhol).
- Família: Acanthaceae.
- Características: Arbusto semi-herbáceo.
- Porte: 1,80 a 2,30m.
- Fenologia: Ano todo, principalmente na primavera/verão.
- Cor da flor: Azul com o centro amarelado, há, também, uma variedade com flores brancas.
- Cor da folhagem: verde-médio.
- Origem: África Ocidental e Tropical.
- Clima: Tropical, subtropical.
- Luminosidade: Sol pleno/meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.