Thunbergia grandiflora
tunbergia-azul, azulzinha
Ela é uma ótima opção quando se quer revestir de forma compacta pérgulas ou cercas de bom tamanho, já que seu crescimento é intenso e vigoroso, além de muito rápido. As flores em forma de trompete são suportadas em cachos alongados, formando racimos pendentes. Estas pencas são grandes e vistosas, com oito centímetros de comprimento e cinco pétalas de cor azul e uma garganta amarelo pálido ou de cor esbranquiçada, que atraem às abelhas mamangavas.
Pode ser cultivada em solos organicamente ricos, férteis, com umidade média, ligeiramente ácidos e bem drenados. Mas não é recomendada para planta-la junto a árvores de meio porte, já que se desenvolvimento imoderado acabará por sufocar a espécie hospedeira.
O nome do gênero homenageia Carl Peter Thunberg (1743-1828), botânico sueco. Ele viajou na África do Sul e no Japão e se tornou professor de botânica em Uppsala. Seu nome específico significa grande flor.
- Sinônimos estrangeiros: bengal clock vine, giant thunbergia, green trumpet vine, indian sky flower, blue sky flower, large-flowered thunbergia, laural clockvine, (em inglês); parra reloj, (em espanhol); thunbergie à grandes fleurs, trompettes du bengale (em francês); laung-laung, (em Índia).
- Família: Acanthaceae.
- Características: Trepadeira semi-lenhosa muito vigorosa.
- Porte: Ramos com cerca de 15 metros de comprimento.
- Fenologia: Ano todo, principalmente primavera e verão.
- Cor da flor: Azuis com o centro claro.
- Cor da folhagem: verde-escuro.
- Origem: Nordeste da Índia, Butão, Nepal, sul da China e Myanmar.
- Clima: Tropical/ subtropical.
- Luminosidade: Pleno sol.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
eu tenho essa maravilhosa em casa, ela está em plena floração!
Oi Camila,
Ela é realmente exuberante!!!
Abraços
Olá, parabéns pela matéria. Que tipo de tutor prático e barato posso usar para conduzir a Tumbergia em um muro alto?
Olá Marlucia,
Obrigado pelo comentário elogioso!
O ideal é fixar pregos galvanizados a cada metro e verticalmente, paralelamente faça o mesmo a uma distancia também de 1 metro. Depois amarre nesses pregos linha de nylon de 20 mm para entrelaçar entre os pregos.
A Thunbergia irá ascender cobrindo totalmente a superfície do muro.
Abraços
Olá sr Raul.
Sou do Rio de Janeiro e estamos procurando uma trepadeira pra fechar a visibilidade de nossa piscina. Estamos fazendo uma cerca de tela e queremos uma trepadeira que enfeite o redor da piscina que não fique muito espessa pois não temos muito espaço, e que tire um pouco a visibilidade de quem passa ao redor da piscina. O senhor acha que a thumbergia azul eh o ideal? Tem alguma outra dica?
Aqui terá sol intenso.
Muito grata,
Mariane. :)
Olá Mariane,
A Thunbergia grandiflora é muito densa, mantendo a privacidade já que, embora não seja larga, é bem compacta.
Outras que podem ser usadas:
Podranea ricasoliana – sete-leguas;
Turbina corymbosa – lençol-branco (FOTO);
Mansoa difficilis – cipó-de-sino;
Allamanda blanchetti – alamanda-rosa.
Abraços
Je cherche cette plante
Stella,
… et tu ne crois pas?
câlins
Que tuudooo
Amei conhecer essa planta tao linda, mto grata meu caro Raul por partilhar cobhecimentos tao nobres, Deus te conceda dias floridos, com o perfume das rosas….
Muito obrigado, Mara, adorei seu comentário!!!