Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Tiarella cordifolia

flor-de-espuma, espuma-da-virgínia, flor-espumosa

Foto de Laval University , CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A flor-de-espuma é uma delicada herbácea cultivada em jardins por sua folhagem elegante e pequenas flores brancas cremosas. Apesar de seu lento crescimento pode ser aproveitada como cobertura do solo à medida que se espalha pelos rizomas subterrâneos. Uma excelente cobertura de solo para locais de sombra intensa, podendo ser usada em bordaduras de canteiros, sob a sombra das árvores ou ao longo de caminhos, suas flores, agrupadas em espigas ou panículas, atraem abelhas e borboletas. As folhas podem adquirir tons de vermelho ou bronze no outono, adicionando interesse sazonal ao jardim. Não é tolerante à seca. É encontrada naturalmente em florestas úmidas e fundos de vale.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Os pulgões podem ser uma praga ocasional, especialmente em áreas mais quentes e secas. também pode ser suscetível a doenças fúngicas como o oídio, especialmente em condições de alta umidade e pouca circulação de ar.

O nome do gênero Tiarella vem da palavra grega “tiara”, que significa coroa, em referência à forma das inflorescências.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Algumas tribos indígenas da América do Norte acreditavam que a Tiarella cordifolia era um presente do deus do trovão. A lenda conta que, durante uma tempestade violenta, o deus do trovão ficou impressionado com a bravura da planta que se erguia mesmo sob fortes chuvas e ventos. Como recompensa por sua resiliência, ele concedeu à Tiarella poderes curativos e a capacidade de proteger as pessoas contra os perigos da natureza.

A divisão de touceiras é uma das maneiras mais comuns de propaga-la na primavera. Quando a planta está estabelecida e saudável, pode-se cavar ao redor da planta-mãe e dividir a touceira em pedaços menores, cada um com algumas folhas e raízes.

  • Sinônimos estrangeiros: allegheny foamflower, false miterwort, coolwort, (em inglês); espuma de Virginia, (em espanhol); mousse de virginie, (em francês); spuma della Virginia, (em italiano); schaumblüte, (em alemão).
  • Família: Saxifragaceae.
  • Características: herbácea prostrada, perene.
  • Porte: 15 a 30 centímetros de altura.
  • Fenologia: primavera, início do verão.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor da folhagem: verde brilhante.
  • Origem: costa leste dos Estados Unidos.
  • Clima: temperado, subtropical.
  • Luminosidade: sombra.

 

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange