Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Tillandsia usneoides

barba-de-velho

Foto de Malcolm Manners from Lakeland FL, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Esta bromélia é bem diferente, sem raízes forma longíssimos fios, cobrindo os ramos das árvores, onde se agarra por meio de suas pontas recurvadas, formando cortinas vegetais. Extremamente vigorosa e resistente, pode ser vista em todo o continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até os pampas argentinos, onde se comporta como epífita, vivendo por cima de outras plantas, sem ter contato com o solo, não sendo parasita.

Foto de Ejgouda, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É muito interessante seu uso paisagístico, onde pode surgir dando um ar bucólico ao jardim.  Pode crescer nos galhos dando à árvore uma aparência gótica, mas raramente mata a hospedeira. A quantidade de luz solar bloqueada é proporcional à quantidade que reduz o crescimento das árvores. Em alguns casos, os galhos ocupados morrem, mas a árvore continua a crescer em um ritmo mais lento.

Foto de James Petts from London, England, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

No início do século passado, foi usado para rechear os assentos de automóveis, assim como para enchimento de colchões e isolamento termoacústico.

Seu nome botânico homenageia o médico e botânico sueco Elias Tillandz (1640–1693), que foi professor de medicina na Universidade de Turku, na Finlândia. Já o epíteto específico vem de usnea, que significa planta epífita e oides, que significa semelhante.

É multiplicada pelas sementes minúsculas que são levadas pelo vento.

  • Sinônimos estrangeirosspanish moss, old man’s beard, long moss, black moss, (em inglês); musgo español, barba del viejo, heno, paste, salvajina, salvajino, cuarque, guajaca, barbas de úcar, pelo de bruja, melena,​ agave-palo, pascle, paxtle, paistle, barbasco, huayhuaco, sagopra, sahopra, salvagina, barba de palo, barbón, (em espanhol); barbe espagnol, (em francês).
  • Família: Bromeliaceae.
  • Características: bromélia epífita e perene.
  • Porte: pendente, com até 4 metros de comprimento
  • Fenologia: raramente floresce.
  • Cor da flor: verde pálido, sem importância ornamental.
  • Cor da folhagem: acinzentada.
  • Origem: América, desde o sul dos Estados Unidos até os pampas argentinos.
  • Clima: tropical/subtropical/temperado.
  • Luminosidade: meia-sombra ou sombra leve.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Obrigada pelo conteúdo rico, sr. Raul. Acho linda esta bromelia e temos muito aqui em casa. Vou dar mais valor a ela depois de conhece-la melhor. Grata por dividir seu conhecimento conosco.

    • Olá Luciane,

      Sou eu quem agradece seu comentário!

      Abraços

Secured By miniOrange