Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Tipuana tipu

tipuana, amendoim-acácia, tipa

Av. Del Libertador General San Martin, Buenos Aires

No mês de novembro, em São Paulo, muitas ruas e avenidas se mostram floridas graças a esta espécie exótica, especialmente nos bairros de Consolação, Lapa e Pinheiros e nas Avenidas Dom Pedro I e República do Líbano, onde alguns exemplares tem mais de 70 anos de idade. Entretanto seu grande porte, a fragilidade da madeira e suas raízes invasivas, tem causado quedas em épocas de chuvas. Em um levantamento feito em 2009, na capital paulista, constato se que, das 1109 árvores estudadas, 645 estavam condenadas seja por fungos ou cupins, nos troncos e raízes. Por tanto não é recomendável seu plantio em calçadas ou próximo de edificações, já que ocasionam trincas nos pisos e asfalto e podem quebrar muros. Na África do Sul é considerada uma espécie invasora, quando plantada ao longo das margens dos rios, competindo com as essências nativas. É atacada pela cigarrinha (Ptyelus grossus) e pela chicharrita-de-espuma (Cephisus siccifolius) que a parasitam excretando um líquido açucarado.

detalhe da flor

Mas é uma árvore magnífica quando cultivada em espaços grandes, tanto que sua utilização pelos paisagistas dos Estados Unidos, Austrália, Espanha e alguns países africanos, como: Tanzânia, Uganda e Quênia é cada vez mais frequente. Além da florada amarelo-dourado, o tronco e os ramos mostram uma casca rugosa que servem para a fixação de orquídeas, bromélias e particularmente de uma samambaia epífita o cipó-cabeludo (Microgramma vaccinifolia), que se adere aproveitando a sombra, as fissuras e a umidade desta árvore, dando um aspecto verdejante a essas alamedas paulistanas que as deixam parecidas com outros bulevares de Buenos Aires e Santa Cruz de la Sierra.

A árvore, que é capaz de suportar longas estiagens, fornece madeira para uma série de trabalhos, como o de confeccionar os tacos do pólo equestre (uma alternativa a cana maciça, importada da Indonésia)

  • Sinônimos estrangeiros: rosewood, yellow jacaranda, tipu tree, racehorse tree, pride of Bolívia (em inglês); tipa blanca, tipa, palo mortero, (em espanhol); tipu (em Bolívia).
  • Família: Fabaceae
  • Características: árvore semicaducifólia (derruba parte de suas folhas no inverno) de grande porte.
  • Porte: 8 a 12 m. Excepcionalmente pode alcançar mais de 30 metros.
  • Fenologia: primavera.
  • Cor da flor: amarelo-dourado.
  • Cor da folhagem: verde médio.
  • Origem: Norte da Argentina (Jujuy, Salta, Tucumán, Catamarca, Chaco e Formosa) e nos bosques subtropicais do Sul da Bolívia.
  • Clima: Temperado/subtropical. Suporta geadas leves.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comments

  1. Adoro as Tipuanas, a resistência delas é impressionante, tendo boas raizes nao caem, falo por experiência e observaçao na minha rua. Mas a Prefeitura esta acabando com todas, infelizmente e plantando gravetos. Plantei uma na minha calçada pois nao acredito em “espécie exotica”, nacionalismo arboreo é ridiculo, sendo eu mesma filha de italianos.
    Consulto-o pois esta dando um bichinho pequeno e as folhas estao melecadas e caindo, na que plantei ha dois anos na calçada e na que cultivo num vaso que nasceu de semente. Qual remédio posso colocar? Tenho pressa de tratar pois vou me ausentar. Muito obrigada. Heliana

  2. Adoro as Tipuanas, a resistência delas é impressionante, tendo boas raizes nao caem, falo por experiência e observaçao na minha rua. Mas a Prefeitura esta acabando com todas, infelizmente e plantando gravetos. Plantei uma na minha calçada pois nao acredito em “espécie exotica”, nacionalismo arboreo é ridiculo, sendo eu mesma filha de italianos.
    Consulto-o pois esta dando um bichinho pequeno e as folhas estao melecadas e caindo, na que planeti ha dois anos na calçada e na que cultivo num vaso que nasceu de semente. Qual remédio posso colocar? Tenho pressa de tratar pois vou me ausentar. Muito obrigada. Heliana

    • Olá Heliana,

      É um inseto que ataca a tipuana com frequência: o Cephisus siccifolius, popularmente conhecido como cigarrinha da espuma. Esta, em seu estado de ninfa, suga a seiva e, como consequência, quando o ataque é forte, enfraquece-a. Essa praga tem a característica de excretar um líquido açucarado e espumoso e quando os ataques são intensos, o líquido cai do topo da árvore dando a sensação de que parece que está chovendo.

      Para combater o inseto use o inseticida biológico Metarriz Plus WP, seguindo as instruções do fabricante.

      Abraços

  3. O que usar para combater o Ciphisus sccifolius em muda de tipuana de mais um metro que nasceu de uma semente que plantei? Urgente. Aguardo resposta por favor. Heliana, Al. Casa Branca, defensora das Tipuanas do bairro.

    • Heliana,

      Essa cigarrinha-de-espuma pde ser combatida com jatos de água e com o inseticida Carbaril. Ele deve ser aplicado conforme a bula.

      Abraços

  4. Como se deve cuidar dessa árvore? Tenho uma bem antiga e frondosa na minha chácara! Como prevenir de fungos e outras pestes que possam surgir?

    • Elaine,

      Você pode fazer furos com uma bitola de 1 centímetro e profundidade variando entre 10 e 25 centímetros, sempre de modo oblíquo, na projeção da copa. Em seguida adube usando:

      – 400 gramas de torta de algodão por m²;
      – 250 gramas de farinha de ossos por m²;
      – O equivalente a 1 litro de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura por m²

      Isto fornecerá nutrientes por mais de um ano para sua Tipuana, assim como a resistência contra fungos.

      Abraços

  5. Sim, concordo que a _Tipuana tipu_ é uma bela árvore mas que apresenta fragilidade em suas raízes.
    Esta madrugada de 25 de dezembro de 2017 mais uma não suportou o peso e veio a baixo. Pobre árvore. Praça Rui Barbosa centro de Curitiba.

    • Você está certo Jesuel, a tipuana sofre o ataque do Fusarium, um fungo que ataca a raiz, fragilizando a árvore.

      Abraços

Secured By miniOrange