Triplaris brasiliana
Pau-formiga, formigueiro, pau-de-novato, paliteiro, taquari, novateiro, pajeú, tachi, tangarana
Uma espécie caraterística de solos úmidos, presente nas matas ciliares e alagadiças, suportando condições sazonais de encharcamento. Com sua casca acinzentada e levemente fissurada, apresenta um perfil colunar e folhas grandes. Um detalhe interessante marca sua presença e são seus ramos ocos onde vivem formigas-tachi , cuja picada é dolorida, causando reações alérgicas, por isso é que é chamada de pau-de-novato, já que em brincadeira amarravam as redes nessa árvore para que o peão aprendiz fosse infestado pelos insetos. Sua florada atrai abelhas, sendo que as plantas femininas soltam inflorescências aprumadas, na cor salmão e espetaculares, enquanto que as masculinas têm inflorescências acinzentadas, longas e pêndulas.
O pau-formiga é de crescimento rápido e apesar do tamanho altaneiro, suas raízes superficiais não são agressivas, podendo ser plantado em calçadas livres de rede elétrica, assim como em espaços pequenos onde pode formar grupos a uma distância de 3,00 entre as mudas. Dispensa podas, já que isto causaria uma deformação de sua silhueta.

Flor masculina
- Sinônimos estrangeiros: Ant-tree, (em inglês); palo hormiguero, palo santo, (em espanhol); jara santa, palo de diablo, palo diablo, palo santo macho, (em Bolívia); bois fourmi d’Amérique, (em francês); indian almond, (em Sudafrica).
- Família: Polygonaceae.
- Características: Árvore dioica (sexos separados), perene.
- Porte: 8,00 a 20,00 m,.
- Fenologia: Agosto a outubro.
- Cor da flor: Salmão.
- Cor da folhagem: Verde claro.
- Origem: Brasil: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo a Santa Catarina.
- Clima: Subtropical/tropical.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Vi que um dos nomes populares é palo santo. Será que é a mesma coisa daquela madeira que tem uma fumaça perfumada quando queimada?
Obrigada!
Fernanda,
O palo-santo é a Bursera graveolens, uma árvore peruana com um perfume intenso na sua madeira. Não é o Triplaris.
Abraços
Mata maravilhosa.!Arvores diferentes que eu tive a oportunidade através desse site .!. Que tem muito a me oferecer..!!
Gostaria muito de pder consultar esse site ..!!..
Olá Mariza,
Por favor, fique a vontade para solicitar qualquer informação!
Abraços