Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Tropaeolum majus

capuchinha, chagas, nastúrcio, flor-de-sangue, agrião-do-méxico, colearia-dos-jardins

Um dos destaques desta planta, utilizada nas forrações de canteiros, são suas folhas peltadas, isto é, redondas, com o pecíolo inserto quase no centro delas. Seu poder desinfetante atua como antibiótico natural sobre alguns vírus e bactérias e certas doenças pulmonares, graças aos óleos essenciais que contém, como benzoato de mostarda.

Cultivadas também em jardineiras e vasos, transforma-se em uma pequena trepadeira se conduzida através de suportes. Tanto as folhas, como as flores e as sementes, são comestíveis, dando um leve sabor picante, lembrando agrião. As saladas ficam com visual muito bonito e isto não passou despercebido pelos jesuítas, que levaram a capuchina à Europa já no século XVI para seu uso gastronômico, inclusive Rembert Dodoens (1517 – 1585), botânico e médico flamenco, a cultivava em seus jardins, dando-lhe muita importância para a prevenção do escorbuto, pela riqueza de vitamina C.

Os botões florais, ainda verdes, podem ser macerados em vinagre, temperados com folhas aromáticas do estragão e uma pitadinha de pimenta malagueta.

Mas voltando aos nossos jardins, devemos dar-lhe um bom espaço já que, com o tempo, torna-se invasora. No entanto é repelente de nematóides e uma infusão feita com as folhas e as flores é uma boa receita para controlar pulgões. 

  • Sinônimos estrangeiros: Garden Nasturtium, Indian Cress or Monks Cress, (em inglês); Capucine, (em Francês); Nasturzio comune, tropeolo, (em italiano); Capuchina, taco de reina, espuela de galán, flor de la sangre, llagas de Cristo, marañuela, mastuerzo de Indias, pelón, (em espanhol).
  • Família: Tropaeolaceae.
  • Características: Herbácea bienal prostrada.
  • Porte: 30 a 40 cm de altura.
  • Fenologia: Primavera/verão.
  • Cor da flor: Alaranjadas, vermelhas ou amarelas. Simples ou dobradas.
  • Cor da folhagem: Verde-claro.
  • Origem: Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru.
  • Clima: Subtropical / tropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Uma única vez vi a capuchinha de flor branca. Foi lá no Sabor de Fazenda, mas desapareceu…
    Adoro, acho uma delícia e recheando as folhas com ricota temperada ficam uma delícia. Aprovado em várias reuniões com amigos.
    Beijos, Raul!! Saudades.]

    Elena sem H

    • Ouvi falar que as sementes podem substituir as alcaparras. No Oriente, há tempos é usada para enfeitar saladas e no século XVI, quando chegaram da América, fizeram furor na Espanha e depois em toda Europa.
      Saudades mil, Elena, beijos!