Viburnum plicatum
bola-de-neve-japonesa, viburno

Foto de Sailko, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Um arbusto maravilhoso que desenvolve bem no sul do Brasil, onde os invernos são frios, com ramos horizontais suas folhas tem formato de seta, com veios marcantes e profundos, adquirindo tons róseos ao púrpura intenso no outono antes de caírem. As flores desabrocham acima da folhagem, assim que o frio diminui, em setembro, com cinco pétalas brancas, atraindo as borboletas e os frutos pretos tem forma de ovo e são ornamentais, atraindo pássaros que se alimentam deles.

Foto de Photo by and (c)2010 Derek Ramsey (Ram-Man), GFDL 1.2, via Wikimedia Commons
É ideal para ser cultivada em grupos ou na formação de cercas. Uma combinação com eleagno (Elaeagnus pungens) é interessante.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O termo “plicatum” é dado em referência a plissado ou dobrado, por causa dos sulcos presentes em suas folhas.
É multiplicada, preferentemente, por estacas, já que por sementes é um pouco mais complicado.
- Sinônimos estrangeiros: japanese snowball bush, doublefile viburnum, wedding cake, (em inglês); viorne de chine, viorne du japon, (em francês); viburno de china, bola de nieve, (em espanhol); japanischer schneeball, (em alemão); viburno di Cina, viburno cinese, viburno giapponese, (em italiano).
- Família: Adoxaceae.
- Características: arbusto caducifólio e lenhoso.
- Porte: de 1,80 a 3,00 m de altura.
- Fenologia: primavera, de setembro a dezembro.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde clara, vermelhas no outono, antes de caírem.
- Origem: Japão, China, Coreia e Taiwan.
- Clima: temperado/subtropical serrano. (suporta geadas leves).
- Luminosidade: sol pleno, meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Qual melhor adubação para os viburnos?
Sibelli,
O fertilizante orgânico é uma boa opção para o Viburnum plicatum porque fornece nutrientes de forma lenta e gradual, o que evita queimaduras nas raízes. A farinha de osso e a torta de mamona são adubos orgânicos ricos em nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes essenciais para a floração e o crescimento ideal do Viburno.
A melhor época para adubar o Viburnum plicatum é no inicio da primavera. A aplicação dos adubos deve ser feita no solo, ao redor da planta, a uma distância de cerca de 15 cm do caule.
A quantidade desses adubos a ser aplicada dependerá do tamanho da planta.
Abraços