Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Wallisia cyanea

tilândsia, pena rosa

Foto de Lavinia Engelbrecht, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Suas folhas são finas, arqueadas e compridas, estruturadas em forma de roseta e de cor verde-acinzentado. Ela, também classificada como Tillandsia cyanea, possui uma inflorescência ereta erguendo-se no centro dessa roseta com uma espiga rósea em forma de leque achatado, com 10 a 15 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura, as flores surgem com pétalas azul-violáceo brilhante.

Esta bromélia requer umidade ambiente alta, com 70 a 80%, não precisando de quase nenhuma rega para sobreviver, mas não suporta temperaturas baixas. É aconselhável submergir a bromélia, sem atingir a flor, em água de chuva ou filtrada, à temperatura ambiente, mergulhando-a totalmente por 5 a 10 minutos. Isto deve ser feito uma vez por mês na primavera e no verão e com menos regularidade no outono e no inverno, sempre no período matutino. Depois disto, deve-se agitar a planta retirando a água em excesso, virando-a de cabeça para baixo, isto é uma boa medida que evita o apodrecimento da planta.

Por ser uma planta epífita, dificilmente desenvolve raízes, as poucas que aparecem têm como objetivo a fixação da planta e não a absorção de água e nutrientes. Uma boa adubação consiste na  pulverização  com um fertilizante líquido com baixo teor de nitrogênio a 1/4 de força, sempre nos meses com temperaturas altas, a cada 30 dias.

Pode ser pensada presa nos ramos das árvores, em superfícies rochosas e outros substratos ou em vasos preenchidos com um substrato poroso, formado por lascas de pinus, sempre na sombra.

Foto de Tony Hisgett from Birmingham, UK, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O nome do gênero foi nomeado por Carlos Linnaeus em 1738, homenageando o médico e botânico sueco Elias Tillandz (1640-1693). Já o epíteto latino cyanea significa “azul”, referindo-se ao tom de suas pétalas.

É reproduzida por sementes ou pela separação das brotações laterais.

  • Sinônimos estrangeirospink quill, blue-flowered torch, air plant, (em inglês); clavel del aire, lengua de vaca, pluma rosada, gallito, (em espanhol); tillandsia raquette, tillandsia bleue, (em francês).
  • Família: Bromeliaceae.
  • Características: bromélia epífita e perene.
  • Porte: 20 a 25 centímetros de altura.
  • Fenologia: primavera, verão, outono.
  • Cor da flor: rosa, com pétalas azuis
  • Cor da folhagem: verde-acinzentado.
  • Origem: Equador, Venezuela, Peru.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: meia-sombra ou sombra leve.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  1. Como fazer uma muda dessa bromelia, por favor.

    • Rose,

      Como foi especificado no texto acima, é reproduzida por sementes ou pela separação das brotações laterais.

      Abraços

  2. Suas dicas são sempre maravilhosas

    • Há Tania,

      Fico feliz sabendo isto! Obrigado!!!

      Abraços

Secured By miniOrange