Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Washingtonia robusta

washingtônia, palmeira-de-leque-do-méxico, palmeira-de-saia, palma-mexicana

Homenageando George Washington (1732-1799), primeiro presidente dos Estados Unidos, esta palmeira é muito parecida – especialmente quando jovem – com a W. filifera. A diferencia está na maior altura, no crescimento mais rápido e no tronco mais fino que a filifera; além disso é um pouco menos resistente ao frio, mesmo assim suporta até -5º. Aguenta bem a seca, os ventos fortes e os solos pobres e/ou salitrosos, fornecendo suas folhas para tecelagem e cobertura de telhados nas comunidades carentes, onde ela cresce espontaneamente.

 

Outro aspecto interessante nesta palmeira, que pode viver mais de 200 anos, é que tolera muito bem os transplantes, sendo que plantadas já com 3,00 metros de tronco não precisam de tantos cuidados como aqueles dispensados na fase inicial. Isto é, para os paisagistas, uma boa vantagem quando se procura um efeito cenográfico imediato.

A washingtônia se tornou famosa depois dos Jogos Olímpicos de Los Ángeles, em 1932, quando foram plantadas formando impecáveis alamedas, fato que pode servir de inspiração nos projetos onde se pretende um grande impacto visual.

  • Sinônimos estrangeiros: mexican fan palm, mexican washingtonia, skyduster palm (em inglês); palmera-de-abanico-mexicana (em espanhol)
  • Família: Arecaceae.
  • Características: palmeira de grande valor ornamental.
  • Porte: 15 a 30 m de altura, 3 a 4 m de diâmetro de copa e tronco fino medindo aproximadamente 30 a 45cm de diâmetro.
  • Fenologia: primavera e frutos no outono.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor da folhagem: verde-brilhante.
  • Origem: Sul da Califórnia, Arizona, Noroeste do México
  • Clima: tropical/subtropical/ temperado (resistente tanto ao frio como ao calor)
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

130 Comments

  1. Boa noite,
    Possuo 5 Washingtonias ainda pequenas, gostaria de saber a hora certa para retirar as folhas secas,e a melhor forma de fazer isso. Gostaria de saber como manter o tronco dela unifome, para que não fique mais grosso embaixo ou em cima como algumas que vejo. Desde já agradeço, muito obrigado. Abraço.

  2. Boa noite Raul, tudo bem? Eu possuo 5 Washingtonia e gostaria de saber a melhor forma de retirar as folhas secas, quando retiralas, e como manter elas com o tronco uniforme para que nao fique como algumas que vejo com o tronco mais grosso na parte inferior ou na parte superior! Muito obrigado! Abraço!

    • Bom dia Bolívar,

      Aconselho não retirar essas folhas secas, elas servem de abrigo para uma mini fauna que controla as lagartas. A espessura dos troncos está relacionada as regas, estas devem ser moderadas, mas constantes, sem interrupções.

      Abraços

      • Boa noite Raul. Gostaria de saber como deixar o tronco da Washingtonia mais grosso quando ela é nova, de modo que ele fique mais robusto e mais bonito, conforme foto em anexo. Obrigado b

        • Bom dia Ulisses,

          Para engrossar o tronco faça esta adubação:

          – 1kg de torta de algodão,
          – 500 g de calcário dolomítico,
          – 6 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água de sais de Epsom.

          Abraços

          • Obrigado pelo retorno, Raul. Essa receita é para cada muda de Washingtonia? Outra pergunta, essa receita serve para palmeira azul tb ? Obrigado mais uma vez.

            • Oi Ulisses,

              Sim, é para cada muda.

              Serve, também, para a palmeira-azul.

              Abraços

  3. Boa tarde,

    eu plantei uma washingtonia faz 5 dias, nao sei qual é o tipo. Como posso regá-la para não perdê-la, pois ja secaram 4 folhas.
    Segue a foto.

    Grata
    Lígia

    • Boa tarde Lígia,

      Regue-a diariamente de forma moderada, isto é sem encharcar o solo e orvalhando também as folhas.

      Abraços

  4. Qual distância ela deve estar plantada de tubulação de esgoto e água ?

    • Ariane,

      Cinco metros é o ideal.

      Abraços

  5. Olá Raul. Minha Palmeira tem 1 metro e está plantada em vaso. Comprei com as folhas em que as pontas estavam secas e com manchas amarelas. Novas folhas nasceram, sem manchas amarelas, mas ainda com pontas secas? Como devo resolver isso? Além disso, duas folhas novas nasceram, mas duas folhas velhas ficaram ainda mais amarelas e secas até secarem por completo. É comum? Desde já muito obrigada pela atenção

    • Olá Mariana,

      Podem ser dois os motivos para elas manifestarem esse sintoma. O primeiro é o ar muito seco, sendo que as raízes não conseguem abastecer as folhas de água suficiente. Deve pulverizar com água as folhas diariamente, desde que a umidade ambiente seja baixa.

      A segunda causa pode ser nutricional, o fertilizante Forth Palmeiras possui uma fórmula ideal para suprir as necessidades de sua palmeira. Dez gramas diluídas em um litro de água, em pulverizações quinzenais.

      Abraços

  6. Raul, boa tarde!!
    Estou com um quintal de 10 x 3 no fundo de casa, pensei em plantar 3 washingtonia e 2 cica revoluta (sagu de jardim) intercalados. Posso ter problemas futuramente ou esse espaço é suficiente?

    • Boa tarde Bruno,

      Esse ambiente tem uma área suficiente para o cultivo delas.

      Abraços

  7. Bom dia Sr Raul!
    Meu jardineiro arrancou toda aquela casca que se forma ao redor de todo o tronco da Washingtonia. (6metros de altura).Estou super decepcionada, pois era o que achava dar beleza a árvore, tem alguma solução ? O que vai acontecer com o tronco? Pode morrer, secar?

    • Bom dia Sueli,

      Não vai acontecer nada de anormal, a não ser uma maior incidência de lagartas, já que essas folhas secas servem de refugio e moradia dos predadores dessa praga.

      Abraços

  8. Boa noite Raul !!!
    Plantamos uma aqui em casa e ela já é grande estou regando a cada dois dias como não tinha foto dela tenho essa foto aí que da pra ver ela está bem seca as folhas já faz um bom tempo que plantamos !!Ja não era pra ter folhas fortes e verdes ???
    O que posso fazer pra salvar ela ???

    • Bom dia Duílio,

      A foto mostra sua palmeira sem nenhuma folha, isto não é um bom indicador. Como você diz que foi plantada há tempos pressuponho que ela não deva sobreviver, entretanto espere meses mais quentes para ver se reage.

      Outra coisa: regue apenas uma vez por semana.

      Abraços

  9. Boa noite Raul,

    Adquiri uma palmeira whasingtonia a mais ou menos 2 meses e queria tirar algumas dúvidas.
    Não tenho certeza se é Robusta ou Filifera !
    Queria saber como devo rega -la corretamente ?
    Segue a foto.

    • Bom dia Diego,

      Aparentemente é uma Washingtonia filifera. Ela deve ser regada a cada dois dias, sem encharcar o solo e molhando as folhas.

      Abraços

  10. Plantei 03 palmeiras dessa em meu jardim com espaçamento de 1,00 metro entre elas. Você acha que terá problema de formação da copa ou concorrência entre elas podendo ficar tortas?

    • Ana,

      Sim, esse distanciamento de um metro é muito pouco para as Washingtonias que tem de 3 a 4 m de diâmetro de copa. Sem dúvidas elas irão entortar.

      Abraços

  11. boa tarde tenho algumas sementes dessa palmeira fiz um substrato de terra preta com areia mantenho as na sombra sempre deixo úmido mais não rego todo dia ja faz
    3 semanas que coloquei no substrato assim com quanto tempo elas brotaram dessa maneira

    foto da planta que sementes foi retirada hoje está um pouco maior

    • Boa tarde Gabriel,

      Demoram entre 15 a 45 dias, desde que a sementeira contenha 50% de substrato, 10% de areia grossa, 10% de terra e 30% de serragem ou esterco curtido. O fundo dessa sementeira deve ter 4 a 6 centímetros de brita Nº 1.

      As sementes devem ter sua dormência quebrada.

      Abraços

  12. Bom dia!
    Estou com dúvida quanto a espécie. É uma Washingtonia?
    Segue imagem.

    Agradeço!

    • Bom dia Aline,

      A foto não chegou até nós. Tente novamente.

      Abraços

  13. Bom dia! Tema palmeira Washingtonia quantas vezes ao ano floresce !

    • Boa tarde Diva,

      Somente uma vez, na primavera.

      Abraços

  14. Sr. Raul otimo dia , transplantamos uma Washingtonia em um estacionamento com bloquetes , esta planta foi retirada em um dia e transplantada no outro ,após o transplante o proprietario do estacionamento fechou os bloques e deixou uma area de terra de 50cm para rega desta palmeira , ela tem 4,5 de tronco
    A minha pergunta é o seguinte esta area é muito pequena para rega , e devo colocar algum tipo de produto para ela soltar raiz ?
    Antecipadamente agradeço a atenção e apreciamos de mais o seu serviço
    abraço

    • Bom dia Fabio,

      Acho um pouco pequena essa área de 50 x 50 centímetros para uma Washingtonia com 4,50 metros de altura. Deveria ter 1 x 1 metros.

      Aplique 80 g de superfosfato simples e 500 gramas de farinha de ossos, associados com 5 kg de esterco bovino, isto estimulará o desenvolvimento radicular.

      Abraços

      • agradeço a atenção segue as duas fotos do plantio e depois fechado

        • segue

        • Oi Fabio,

          Realmente ela merece um canteiro maior.

          Abraços

  15. Boa noite
    Gostaria de plantar essa palmeira na fachada de minha casa nova , mas estou com medo que ela cresça muito , estava pensando em plantar no jardim terá em média 4,00×5,00 mts , você acha que esse espaço seria ideal para receber ela ?

    • Bom dia Marcelo,

      A Washingtonia vai ocupar um espaço aéreo, por tanto não será desproporcionada no seu jardim. Ela irá crescer mais ou menos 15 a 20 metros, isto é a altura de um prédio de 6 andares. Vai ficar linda.

      Abraços

  16. Boa Tarde Raul!

    O viveiro da minha cidade produz mudas de whashingtonia que já estão com altura de 3 a 4 metros. Deixei curar por 40 dias antes de fazer o transplante porém após plantadas para o novo local elas sentem muito e diminuíram de tamanho como se estivessem secado. O mesmo nunca aconteceu com outras espécies que já realizei transplante. Sabe o porque?

    • Boa tarde André,

      Acho que isto se deve a o sistema radicular ter sido afetado quando arrancadas. Mas também a deficiência de magnésio ocasiona isto. O calcário dolomítico, o sulfato de magnésio, as sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) em regas ou pulverização, a farinha de ossos, as cinzas de lenha, o húmus de minhocas e as cascas trituradas de ovos, fornecem magnésio.

      Tente esses complementos.

      Abraços

  17. Bom dia Raul, tenho 6000 pés de whaschingtonias robusta com aproximadamente 5 anos; gostaria de saber com quantos anos ela começa a dar frutos?

    • Bom dia Olga,

      Isto é bastante variável e depende da região. Elas vivem entre 150 e 250 anos e começam a dar frutos mais ou menos com 15 a 20 anos.

      Abraços

    • Boa tarde Olga! Gostaria do seu contato para comprar washingtonias. Você poderia me enviar por favor? Meu email é lutavs@gmail.com

  18. Tenho uma em um vaso, quais cuidados devo ter ao transplantar no solo?

    • Douglas,

      É só tira-la do vaso de modo a manter o torrão de terra inteiro e passa-lo para um berço maior enriquecido por 50% de um bom substrato e 50% da terra de superfície do local onde será transplantada. Isto pode ser enriquecido com 300 gramas de calcário dolomítico e 500 gramas de farinha de ossos.

      Abraços

  19. Raul boa tarde
    O tronco da Washingtonia deve ser limpo, ou seja, devo retirar os caules espinhosos?
    Grata

    • Bom dia Marta,

      Não, observe nas fotos que eles ficam aderidos aos troncos naturalmente.

      Abraços

  20. Olá Raul, comprei minha palmeira washingtonia com aproximadamente 1 metro de altura. Quanto tempo leva para chegar ao tamanho adulto em média?
    Abraços

    • Olá Ana Maria,

      Isto depende da umidade subterrânea que sua muda irá encontrar. Mas pode calcular por volta de 1 metro anualmente de desenvolvimento.

      Abraços

  21. Pode ser plantada em vaso?

    • Pode sim, mas considere que é uma palmeira que alcança uma boa altura quando adulta.

      Abraços

  22. Boa tarde. Percebo que o amigo é expert em Washingtonia. Tenho duas delas ornamentando a frente da minha casa e as folhas estão quebradiças, seria alguma praga? Como posso tratá-las?

    Att

    • Boa tarde Murilo,

      Sinceramente com essa descrição não posso lhe dar nenhum conselho.
      Elas estão secando? As mais velhas ou as mais novas?

      Aguardamos seu retorno.

  23. Como podemos diferenciar esta palmeira da palmeira azul?

  24. Boa noite! Tenho duas palmeiras no quintal da minha casa, já estavam lá quando comprei… Ela já estão com mais de 10 metros. Gostaria de saber se tem como impedir que cresçam mais? Também gostaria de saber existe algo para combater as lagartas? Grata!

    • Boa tarde Valquíria,

      Não há como impedir o crescimento de uma palmeira com esse porte.

      Pássaros como o papa-lagarta-acanelado (Coccyzus
      melacoryphus) e vespas são predadores naturais das lagartas.
      Pulverizações com Dimypel ou Agree, inseticidas biológicos a base de Bacillus thuringiensis, as combatem com eficiência.

      Abraços

  25. Bom dia!

    Como e o formato das raízes da s Washingtonias Robustas?
    Tenho cinco em volta da piscina e estou preocupado coom a pressão nas paredes da piscina.

    Grato.

    • Boa noite Fernando,

      As raízes dessa palmeira são finas e fibrosas, formando uma rede limitada, não ocupando muito espaço. Não vejo motivo para se preocupar.

      Abraços.

  26. Infelizmente tenho que cortar uma palmeira washingtonia pode-se comer o palmito ou não!
    o palmito é comestível!

    • Cristiano,

      Ouvi dizer que os frutos são comestíveis (nunca os provei), mas por serem pequenos e duros é melhor cozinha-los.
      Sobre o palmito não tenho essa informação.

      Abraços

  27. Tenho 03 palmeiras washingtonia na frente da minha casa que estão com aproximadamente 10 metros, estou preocupada , será que pode cair com ventos, se cair em cima da casa faz um estrago. Pensei em corta las .

    • Não faça isso, Leida,

      Elas suportam ventos fortes (algo que menciono no texto acima). Apenas tempestades violentas com ventanias de mais de 100 km por hora, podem derruba-las. Esse tipo de fenômeno acontece em mar aberto e em algumas regiões da América do Norte, Central, Japão, deserto do Saara, sul da Oceania e ilhas como Fiji, Nova Guiné e etc.

      No Brasil venta com mais intensidade no Ceará, seguido por Rio Grande do Norte, Bahia e Santana do Livramento (RS). Mesmo assim dificilmente as médias superam as brisas fortes de mais de 30 km por hora.

      Abraços

  28. gostaria de saber se a washingtonia possui espinhos

    • Sim, elas possuem espinhos na base das folhas.

      Abraços

  29. boa tarde tenho uma palmeira tipo Washingtonia Robusta ja ta com 10mt de altura , pergunta se eu corta ela no meio ela vai brota ou more ,porque ela esta crescendo e pode pega na fiação o que vcs mi conselha a fazer?

    • Morre Marionila,

      Palmeiras não aceitam esse tipo de poda. Aconselho um transplante.

      Abraços

  30. Raul, como podemos identificar as diferenças entre robusta e filifera?
    Muito obrigado

    • Olá Nícolas,

      Acho que a matéria acima fala sobre essas diferenças.

      A filifera tem o tronco mais grosso, suporta mais o frio e prefere condições mais secas, já a robusta é de crescimento mais rápido e se dá bem em terrenos mais úmidos a pesar de também suportar a estiagem.
      As duas tem filamentos esbranquiçados nas folhas, mas a robusta os perde na fase adulta; também se diferenciam quando novas, se as pontas pendem para baixo é a robusta e se estão eretos é a filifera.
      A coroa folhar das plantas adultas é mais densa e compacta na robusta.

      Abraços

      • Com essas diferenças nas folhas sera mais identificar as espécies.
        Muito obrigado.

Secured By miniOrange