Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Washingtonia robusta

washingtônia, palmeira-de-leque-do-méxico, palmeira-de-saia, palma-mexicana

Homenageando George Washington (1732-1799), primeiro presidente dos Estados Unidos, esta palmeira é muito parecida – especialmente quando jovem – com a W. filifera. A diferencia está na maior altura, no crescimento mais rápido e no tronco mais fino que a filifera; além disso é um pouco menos resistente ao frio, mesmo assim suporta até -5º. Aguenta bem a seca, os ventos fortes e os solos pobres e/ou salitrosos, fornecendo suas folhas para tecelagem e cobertura de telhados nas comunidades carentes, onde ela cresce espontaneamente.

 

Outro aspecto interessante nesta palmeira, que pode viver mais de 200 anos, é que tolera muito bem os transplantes, sendo que plantadas já com 3,00 metros de tronco não precisam de tantos cuidados como aqueles dispensados na fase inicial. Isto é, para os paisagistas, uma boa vantagem quando se procura um efeito cenográfico imediato.

A washingtônia se tornou famosa depois dos Jogos Olímpicos de Los Ángeles, em 1932, quando foram plantadas formando impecáveis alamedas, fato que pode servir de inspiração nos projetos onde se pretende um grande impacto visual.

  • Sinônimos estrangeiros: mexican fan palm, mexican washingtonia, skyduster palm (em inglês); palmera-de-abanico-mexicana (em espanhol)
  • Família: Arecaceae.
  • Características: palmeira de grande valor ornamental.
  • Porte: 15 a 30 m de altura, 3 a 4 m de diâmetro de copa e tronco fino medindo aproximadamente 30 a 45cm de diâmetro.
  • Fenologia: primavera e frutos no outono.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor da folhagem: verde-brilhante.
  • Origem: Sul da Califórnia, Arizona, Noroeste do México
  • Clima: tropical/subtropical/ temperado (resistente tanto ao frio como ao calor)
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

130 Comments

  1. Bom dia Sr. Raul,

    Gostaria de saber sobre o tipo de raiz da palmeira de saia. Ela tem potencial de quebrar estruturas e encanamentos?
    Por crescer rápido e chegar a 25m de altura, tem potencial de queda devido a ventos e tempestades muito fortes?
    Me falaram que ela não tem raízes profundas e essas raizes se concentram em até 2m de largura e pouca profundidade, isso é verdadeiro?

    Desde já agradeço!

    • Boa tarde Silvio,

      O sistema radicular da Washingtonia robusta é fibroso e de raiz rasa, penetrando no solo aproximadamente 1 metro de profundidade e alcançando um diâmetro de mais ou menos 2,50 metros.

      Suporta ventos intensos não oferecendo perigos de queda.

      Abraços

  2. Boa noite!

    Deram-me uma muda sem raíz, há alguma possibilidade de ela enraizar? Como devo plantar? obrigada

    • Bom dia Carla,

      Se a Washingtonia robusta está sem nenhuma raiz, não tem possibilidade alguma de sobreviver. Lamentavelmente.

      Abraços

  3. essa palmeira dá palmito? nasceu uma aqui em casa

    • Edilson,

      Sim, mas não é fácil de ver, essa palmeira produz o palmito, que pode ser utilizado para consumo humano.

      Abraços

  4. Bom dia Sr Raul

    A minha washingtônia está com as folhas cheias de teias de aranha, pelo que eu vi são ácaros, muitas folhas amarelaram rapidamente, qual o produto mais eficaz para aplicar por favor ?

    Abraços,
    Marcio Pereira

    • Bom dia Marcio,

      Para combater esses ácaros pulverize com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre), ou com o inseticida Forth acaricida, feito a base de Bifentrina. Este último é muito eficaz e deve ser aplicado nos finais de tarde, quando o sol for menos intenso, sedo repetida sua utilização mais duas vezes, semanalmente.

      Abraços

  5. Olá Sr Raul, tenho três palmeiras aqui em casa.fazem 4 anos que plantamos. As folhas mais baixas sempre secam e as retiramos. Porém, nos últimos meses elas secam mais rapidamente, e percebo que quase todas elas estão ficando amareladas.tambem tem saído alguns cachos..devo tirar? Se for alguma doença, como posso tratar? Desde já obrigada por suas dicas

    • Olá Laura,

      Talvez isto se deva a alguma carência nutricional. Faça uma adubação rica em magnésio, usando sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) em regas, também 500 gramas de farinha de ossos e 6 kg de cinzas de lenha em cada palmeira.

      Os cachos de frutos podem ser retirados, já que eles absorvem muita energia das palmeiras.

      Abraços

  6. Boa noite Sr. Raul!
    O que será que aconteceu com minha washingtonia. Estava linda, alta e forte, de repente amarelaram as folhas, murcharam e morreram.. só restou o tronco. Existe alguma doença dessa palmeira?

    • Bom dia Consolação,

      Que pena! Sim, há muitas doenças e pragas que afetam as palmeiras, como por exemplo:

      Fusarium, Calonectria, Phytophthora palmivora e muitas outras que afetam as raízes e, se não controladas a tempo, acabam matando a palmeira.

      Abraços

  7. Bom dia! Estou querendo plantar três Washingtonia com pouco espaço entre elas, na entrada de minha casa. Tenho 5 metros… o que você acha?

    • Boa noite Elisa,

      O espaço mínimo entre as washingtônias deve ser de 3 metros. Prefira a Washingtonia filifera, por ser de tamanho menor.

      Abraços

  8. boa Noite, eu comprei 2 palmeiras washingtonia com mais ou menos 1,20 de tronco e plentei em meu jardim de forma a deixar um rebaixo onde acumula agua. com 8 dias de plantadas as folhas que estavam verdinhas ficaram amareladas e ressecadas rapidinho. o que pode estar acontecendo. sera que e agua demais. fica no sol pleno.

    • Boa noite Jânio,

      Talvez sofreram um estresse no transplante, é importante que as folhas mais novas permaneçam verdes. Regue-as na parte da manhã sem encharcar o solo.

      Abraços

  9. Olá!
    A minha Washingtonia Filifera está a ficar com as folhas amarelas (incluindo as interiores mais novas).
    Há um ano, foi feita uma limpeza das folhas secas e limpou-se todo o tronco (abusivamente, suponho).
    Contatei um especialista que me disse que a intervenção foi abusiva e que a planta está desidratada.
    O que posso fazer para a salvar?
    Muito obrigado!
    Melhores cumprimentos.

    • Olá Pedro,

      Para revigorar sua Washingtonia faça uma adubação rica em magnésio, com farinha de ossos, cinzas de lenha, húmus de
      minhocas e cascas trituradas de ovos.

      Isto irá devolver o vigor a sua palmeira.

      Abraços

  10. Bom dia Prof. Raul tudo bem!!!
    Tenho uma palmeiras washingtonia robusta de aproximadamente 10 anos esta enorme já ultrapassou a altura da minha casa. Gostaria de saber se existe alguma poda que eu possa fazer para diminuir a altura dela? O corte do seu tronco ira causar sua morte?? pois se não tem outra saída vou ter que transplantar ela. Des de já agradeço a atenção. Grande abraço.

    • Bom dia Luciara,

      A Washingtonia robusta não aceita nenhum tipo de poda, apenas as retiradas das folhas secas, o que é um opcional. Qualquer corte no tronco pode causar a morte.

      Tampouco é provável que venha a cair, mas se precisa transplanta-la pode fazer isto desde que preserve as raízes, fazendo um bom torrão de terra.

      Abraços

  11. Bom dia, desculpe a pergunta aqui, uma palmeira fenix, cresce em torno de quanto por ano?

    • Bom dia Rodrigo,

      Isto depende do clima, umidade ambiente e solo onde é cultivada.

      Podemos considerar uma média de 50 centímetros de crescimento anual.

      Abraços

  12. As minhas washgtonia quando estão no vaso mas quando vou muda-las de um local para outro corto as raízes que estão fincadas no solo mas então elas sentem, as folhas mais baixas começam a ceder e amarelar. Como fazer?

    • Álvaro,

      Faça o transplante antes das raízes aflorarem fora do vaso. Desse modo não precisará corta-las e a palmeira não sentirá a mudança.

      Abraços

  13. Oi Raul, uma whashingtonia de 3mts plantará é bem cuidada cresce em média qts cm por ano? Qual o crescimento dela anual até a fase adulta? Adorei seu blog, parabéns.

    • Oi Linie,

      Ela cresce entre 0,60 e 1,20 metros por ano, dependendo do solo, se for levemente úmido é mais rápida.

      Obrigado pelo elogio!

      Abraços

  14. Olá Raul, eu moro no interior de SP e tenho uma Washingtonia no meu jardim. Ela ficou com as folhas amareladas e sem vida, descobrimos um ácaro que tomou ela de teias. Fizemos limpeza com água e sabão e dias depois, com um fungicida.
    Mas agora, duas semanas depois, encontrei o bichinho novamente fazendo teia na minha Washingtonia. Por favor, o que devo fazer ?

    • Olá Michelle,

      Os fungicidas não são indicados para o controle dos ácaros. A melhor maneira de combate-los e fazer três pulverizações, semanais com Fort Enxofre. 1 colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água, para pulverizar as folhas, é também eficaz.

      Abraços

  15. Por favor eu gostaria de saber quanto tem de profundidade a raiz de uma whasingtonia de 12 anos .

    • Andréa,

      As raízes da Washingtonia robusta são finas e fibrosas, formando uma massa compacta. Essas raízes não ocupam muito espaço, talvez 80 centímetros de profundidade.

      Abraços

  16. Olá Raul, eu me mudei para a Espanha e tenho algumas robustas no meu jardim, mas estou suspeitando que algumas delas estão com fungos. O que faço?

    • Olá Amanda,

      As doenças fúngicas que atacam essa palmeira são a Phytophthora e o fungo rosa. Os dois podem causar podridão do caule.

      Faça três pulverizações, semanais, com calda viçosa; acho que em espanhol é caldo bordelés y sulfato tribásico de cobre.

      Abraços

  17. Bom dia Raul! Tudo bem?
    Tenho algumas palmeiras dessa Washingtonia Robusta em casa. Caem muitas sementes delas, e brotam no meu gramado. Quero começar a transplantar essas mudinhas para sacos de muda, para poder levar para nossa fazenda quando elas estiverem maiores.
    Que tipo de substrato é o ideal para eu colocar nesses sacos antes de transplantá-las? Preciso adubar o substrato do saco ou não? Sou de Cuiabá-MT.
    Abraço!
    Paulo

    • Bom dia Paulo,

      Use o Forth Condicionador Solos, adicionando 20% de areia média lavada. Não precisa adubar com mais nada.

      Abraços

  18. Bom dia, Raul!
    Gostaria de plantar 3 Whashingtonias no meu jardim, entre a garagem e a rampa de entrada. Esse espaço é suficiente?
    Obrigada

    • Bom dia Yeda,

      Você pode plantá-las com um espaço de 3 metros entre elas. Talvez em línea fiquem mais interessantes.

      Abraços

  19. Tive que cortar uma em meu jardim, quero saber seboso comer o palmito dela

    • Cida,

      Ouvi dizer que os frutos são comestíveis (nunca os provei), mas por serem pequenos e duros é melhor cozinha-los.

      Abraços

  20. Boa noite Raul. Gostaria de saber como deixar o tronco da Washingtonia mais grosso quando ela é nova, de modo que ele fique mais robusto e mais bonito, conforme foto em anexo.

  21. Prof Raul
    Estou com problemas com uma palmeira deste tipo que deve ter agora uns dez anos e está a ficar enorme com uma base do caule muito larga temendo que me danifique o pavimento ou mesmo as fundações da moradia. Gostaria de removê-la oferecendo-a à câmara mas penso ser muito difícil pelo que me resta cortá-la o que é uma pena.
    Para além disso está a largar umas sementes pretas que me sujam a casa toda.
    Envio fotos para que me possa dar a sua valiosa opinião.
    Cumprimentos
    João Oliveira
    P.S. – Como posso mandar mais fotos?

    • Bom dia João,

      A palmeira-de-leque-do-méxico não oferece riscos com suas raízes, elas não irão afetar a calçada ou sua residência. Já as sementes são a forma que a palmeira tem de perpetuar a espécie.

      Não vejo outro motivo que justifique a retirada, mas se for obrigado a fazer isto, ela pode ser transplantada desde que respeitado o tamanho do torrão de terra onde as raízes crescem, algo assim como 1 m³.

      Abraços

  22. Oi Prof Raul, boa tarde! eu adoro essa plameira por causa do tronco trançado, porém algumas espécies tem o tronco inteiro trançado de baixo a cima e outras ficam com uma base lisa deixando só um pedaço bem pequeno trançado, saberia dizer porque acontece isso? abraço,

    • Oi Patricia,

      A Washingtoia filifera apresenta o tronco mais trançado do que a Washingtonia robusta, esta última cresce mais do que a primeira. De resto são muito parecidas.

      Abraços

  23. Aqui porto alegre temos belas, primeira no mundo plantada sobre a ponte no ano de 1940, com aproximadamente 25 metros, adorei o blog!! Abraço

    • Olá Francisco,

      Que bom que gostou de nosso trabalho!

      Realmente elas são garbosas!!!

      Abraços

  24. Prof Raul boa tarde, sou de Paulinia interior de SP e comecei durante esse isolamento a fazer meu jardim. Comprei duas Palmeiras whashingtonia, e plantamos misturando terra vegetal, elas estavam com as pontas amareladas agora já estão. COm a folha toda amarela, o sr que me vendeu disse pra regar todos os dias e eu li em vários lugares pra não fazer isso. Estou perdida com medo de perder minhas palmeiras. Aproveitando minha cica revoluta Tb está cheia de pontinhos amarelos o que eu posso fazer parar não perder minhas plantas ?
    Obrigada Raul

    • Boa tarde Tatiane,

      Seguramente suas Washingtonias sentiram o transplante. Espero que se recuperem e para contribuir com a melhora delas deve rega-las diariamente, na parte da manhã, sem encharcar demais o solo, que deve permanecer levemente úmido e molhando também as folhas. Não use nenhum adubo por enquanto.

      Na Cycas os pontos amarelados nas folhas, escamas ceráceas ou cotonosas , teias finas, são causados por cochonilhas, ácaros ou fungos (Alternaria ou Cercospora). Este é um dos problemas mais frequentes, normalmente ocasionado por excesso de regas, combinada com sombra em demasia e drenagem deficiente; nesse casos o combate com óleo de neem, resolve os dois primeiros e os fungos são controlados polvilhando cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

  25. Boa tarde Raul, tudo bem com você?

    Gostaria de um auxilio..
    Plantei 3 washingtonia no fundo de casa, mas uma delas
    parece que não está desenvolvendo…
    Repare pela foto que as outras duas estão bem maiores.

    Será que ela está doente? Ou porque pega menos sol que as demais?

    https://www.4shared.com/photo/R8ei93aQiq/washitonia3.html
    https://www.4shared.com/photo/Q1j_LLoeiq/washitonia.html
    https://www.4shared.com/photo/UCUmG-Xsea/washitonia1.html
    https://www.4shared.com/photo/hbiyY0u3ea/washitonia2.html

    • Boa tarde Bruno,

      Não vejo motivos para você se preocupar. Talvez o lençol freático passe mais próximo das outras duas ou a que não está desenvolvendo tenha sofrido um pouco com o transplante. Com o passar do tempo irá se recuperar. Entretanto pode ter alguma diferencia com as alturas uma vez adultas.

      Abraços

      • Obrigado, grande abraço!

        • Você merece, Bruno!

          Abraços

  26. Vcs tem ela adulta qual valor em larga wuantidade

    • Luis Orlando,

      Não vendemos plantas. O produtor que comercializa essa palmeira é a Oficina do Paisagista em Boituva-SP, Telefone: (11) 94711-0907.

      Abraços

  27. Podem me enviar orçamento de três arvores Washingtonia com 3,0 mts, 2,0 mts e 1,50 mts de altura.
    Obrigado
    Abraço

  28. Boa noite,
    Tenho 3 palmeiras washingtonia robusta as que têm as folhas em leque.
    Queria saber o que devo fazer? tenho as folhas em leque caídas e outras no meio a querer arrebentar, umas secaram e cortei.
    As palmeiras têm algum tratamento específico?

    • Bom dia Susan,

      Não deve cortar as folhas secas, elas servem de habitat para predadores de lagartas.

      Fora isto não há tratamento para elas, entretanto regas frequentes estimulam o crescimento e uma adubação com o fertilizante Forh Palmeiras no inicio da primavera e do verão podem colaborar com um bom desenvolvimento.

      Abraços

  29. Flatava a foto

  30. Boa tarde,

    Vivo no Porto, norte de Portugal. Na semana passada passei perto de um viveiro que vai fechar e resolvi comprar esta árvore. A maior ultrapassa 5 metros desde a base do tronco até à base da folhagem. Pode ajudar-me a identificar? Parece-lhe uma Washingtonia robusta?

    Muito obrigado,
    Paulo Cerqueira

    • Boa tarde Paulo,

      Não é uma Washingtonia robusta, mas possivelmente uma Roystonea oleracea, (palmeira-imperial).

      Abraços

Secured By miniOrange