Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Yucca elephantipes

iuca-mansa, iuca-elefante, iuca-pata-de-elefante, vela-da-pureza

Foto de Georges Jansoone (JoJan), CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Uma planta escultórica com tronco robusto e dilatado na base, bastante ramificado quando adulto. As folhas ao secarem se inclinam para baixo, formando uma saia em volta do tronco. Suas folhas tem formato de lança, com as pontas ligeiramente afiadas, mas bem menos do que a de sua “prima” a Yucca aloifolia e são brilhantes, verdes e fibrosas, com 30 a 60 centímetros de comprimento. As flores são grandes e perfumadas, usadas em buquês e arranjos.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Seu habitat é nas regiões áridas mexicanas e guatemaltecas, no litoral do Golfo de México, onde suporta bem a maresia, assim como os ventos e a queda de temperatura brusca à noite. Não tem nenhuma exigência nutricional e é imune às pragas e doenças desde que seja cultivada em solos arenosos, com perfeita permeabilidade.

Foto de Daderot, CC0, via Wikimedia Commons

No paisagismo deve ser levada em conta por ser escultórica e este perfil a torna muito apropriada como destaque, junto a suculentas e cactos, assim como em telhados verdes, dado a que seu sistema radicular é curto, não precisando de uma camada de solo profunda. Não a recomendo para áreas internas, já que precisa de iluminação solar intensa para desenvolver bem.

É propagada facilmente pela separação das brotações surgidas em torno da planta-mãe.

  • Sinônimos estrangeiros: spineless yucca, globose crowned tree, elephants’ feet, spanish dagger, palm lily, elephant yucca, bulbstem yucca, bluestem yucca, spanish bayonet, giant yucca, blue-stem yucca, soft-tip yucca, (em inglês);  yucca pied d ‘éléphant, (em francês); riesenpalmlilie, guatemalische palmlilie, (em alemão); tronchetto della felicità, (em italiano); palmiche, espadillo, izote, byoneta, espadilla, yuc, espinero, (em espanhol).
  • Família: Agavaceae.
  • Características: arbusto semi-lenhoso.
  • Porte: 3 a 6 metros de altura, com tronco ramificado.
  • Fenologia: primavera, verão.
  • Cor da flor: branca, com 60 centímetros de comprimento (perfumada).
  • Cor da folhagem: verde-médio.
  • Origem: México, Guatemala.
  • Clima: tropical/ subtropical (suporta ventos fortes).
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange