Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Yucca filamentosa

Iuca-baixa, iuca filamentosa, vela-de-pureza

Foto de Tangopaso, Public domain, via Wikimedia Commons

Das mais de quarenta espécies de iucas, esta é a de menor porte, não possuindo caule. Desse modo é indicada para cobrir o solo, onde se espalha formando maciços, As folhas, verde azuladas, são afiadas e em forma de espadas, com filamentos brancos e finos ao longo das margens e as flores, muito brancas, formam espigas que emergem da folhagem alcançando 2,00 de altura, com uma suave fragrância à noite, momento em que uma mariposa, a Tegeticula maculata, alcança as flores para absorver o néctar, ajudando a polinização. Pode não produzir estas flores até os quatro a cinco anos de idade. Depois disto a planta morre, mas deixa múltiplos filhotes ao seu redor. A Yucca filamentosa desenvolve uma raiz principal robusta, carnuda e branca, com ramificações laterais profundas, elas contêm saponinas e eram usadas pelo povo Cherokee para atordoar peixes quando pescavam ou como sabão, também eram um bom remédio para tratar feridas e entorses.

Foto de BuhaM, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É uma planta extremamente rústica, apenas precisa de solos arenosos, portanto bem drenados, sendo indiferente as temperaturas, que podem ser altas ou baixas, não influenciando em seu desenvolvimento. Não se conhecem pragas ou doenças que às afetem, entretanto pode ser infestada pela ferrugem, quando cultivada em solos úmidos e ambientes sombreados. As pétalas das flores são consumidas em saladas e outros pratos.

Fotoi de Maja Dumat, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

No paisagismo deve ser pensada em amplos canteiros, formando maciços, também em rock garden ou em regiões litorâneas, onde admite os ventos marítimos.

Sua multiplicação mais frequente é por divisão de touceiras.

  • Sinônimos estrangeiros:  Adam’s needle, thread, bear-grass, curlyleaf yuca, needle-palm, silk-grass, spoon-leaf yucca, (em inglês); yuca, aguja de adán, yuca común, bayoneta española, aguja de palma, (em espanhol); iczo tl, izote, (em México); yucca filamenteux, (em francês); fädige palmlilie, (em alemão); yucche, (em italiano); fiberpalmlilja, (em sueco).
  • Família: Agavaceae.
  • Características: planta acaule, herbácea.
  • Porte: 60 a 80 centímetros de altura.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: branca, com até 2 metros de comprimento (perfumada).
  • Cor da folhagem: folhas pontiagudas e afiadas, verde azuladas.
  • Origem: sudeste dos Estados Unidos e México.
  • Clima: subtropical/temperado (suporta geadas).
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange