Yucca gloriosa
iuca- cinza, adaga-espanhola

Foto de Auckland Museum, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons
Seu perfil apresenta várias hastes com folhas coriáceas, estreitas e longas, com o hábito de se arcar no meio da folha, dobrando-se para baixo, dando uma aparência peculiar. Ela surge naturalmente em dunas de areia no litoral da Flórida, Geórgia até a Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Suporta os ventos e os longos períodos de seca, não sendo vulnerável às pragas e doenças, portanto muito indicada em jardins que dispensam manutenção. É um arbusto menos agressivo do que as outras iucas de pontas muito agudas, propiciando flores perfumadas que atraem borboletas e abelhas.

Foto de Meneerke bloem, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Foto de Luis Miguel Bugallo Sánchez, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
É multiplicada por sementes e por estacas de raiz.
- Sinônimos estrangeiros: glorious yucca, spanish dagger, (em inglês); daga española, hamagra del Perú, espino de Cuba, pita, yuca, yuca brillante, (em espanhol); yucca glorieux, yucca superbe, (em francês); kerzen-palmlilie, (em alemão); giuca, gnocca, jucca canadana, jucca del Canadà, jucchi, nucca, (em italiano).
- Família: Agavaceae.
- Características: arbusto escultural.
- Porte: 1,80 a 2,50 metros de altura.
- Fenologia: primavera e verão.
- Cor da flor: branca, com espigas de 70 centímetros de comprimento.
- Cor da folhagem: verde azulada, com folhas secas cobrindo o tronco.
- Origem: sudeste dos Estados Unidos.
- Clima: tropical/ subtropical árido, temperado, suportando até -5ºC .
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.