Yucca rostrata
iuca-de-bico, iuca-bicuda, iuca-azul

Foto de Raffi Kojian, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Uma planta garbosa, com tronco eventualmente ramificado, apropriada para jardins rochosos, inclusive nas regiões litorâneas, acompanhada por cactos e suculentas e crescendo em solos muito permeáveis e até pedregosos, sempre a pleno sol. As folhas secas, com mais de 80 centímetros de comprimento, se inclinam para baixo formando uma saia que cobre o tronco.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons
O preparo do solo, para ser cultivada, deve ser composto por 1/4 de terra vegetal, 2/4 de areia média lavada e 1/4 de esterco curtido de boi. Sempre a quantidade de areia deve ser maior do que a usada para outras plantas, precisamente para melhorar a permeabilidade do solo. Pode ser adubada com 5ml por litro de água do fertilizante Forth Cactos a cada 3 semanas na primavera e no verão. As regas devem ser reduzidas e feitas apenas em épocas com temperaturas elevadas.
Os botões das flores e as pétalas, assim como seus frutos, são comestíveis e as folhas são usadas para a fabricação de sandálias e cestos. As raízes são usadas para fazer sabão.

Foto de Consultaplantas, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
É reproduzida por sementes, porém poucas germinam o que ocasiona o alto custo da espécie de crescimento muito lento.
- Sinônimos estrangeiros: beaked yucca, big bend yucca, silver yucca, adam’s yucca, nordstrom’s yucca, (em inglês); palmita, soyate, palma china, yuca picuda, izote, (em espanhol).
- Família: Agavaceae.
- Características: arbusto escultural.
- Porte: 2,50 a 4 metros de altura.
- Fenologia: primavera e verão.
- Cor da flor: branca, com 70 centímetros de comprimento.
- Cor da folhagem: verde azulada, com folhas secas cobrindo o tronco.
- Origem: México, nas regiões de Chihuahua e Coahuila e sul dos Estados Unidos, no Estado de Texas.
- Clima: tropical/ subtropical árido. (suporta o frio).
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Me interessei
Ah, que bom João Batista!
Abraços