Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Zantedeschia elliottiana

copo-de-leite-amarelo, lírio-de-agua, cala-dourada

Foto de Raffi Kojian, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma planta muito parecida com a Z. aethiopica, usada como forração em áreas sombreadas, sua flor com formato de funil e suas folhas brilhantes com pigmentação branca, lhe dão um grande destaque quando cultivada em grupos grandes. As flores são também empregadas como flor de corte em arranjos florais, com longa duração. A espata, um tipo de bráctea típica da família botânica Araceae, envolve uma espádice amarela que eventualmente produz uma espiga de bagas amarelas e brilhantes, muito atrativas para os pássaros. O copo-de-leite-amarelo recebeu o Prêmio de Mérito do Royal Horticultural Society’s Award of Garden.

Foto de Danny Steven S., CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Seu cultivo requer um solo úmido, enriquecido com matéria orgânica e farinha de ossos. É ideal formando grupos na beira de lagos, em vasos, jardineiras e canteiros, assim como sob as copas das árvores. É suscetível à podridão mole, especialmente em solos encharcados ou mal drenados, também a ferrugem pode se surgir em caules, folhas e flores mortas. Deve-se ter cuidado com lesmas e caracóis, que podem atacar as plantas.

Foto de 阿橋 HQ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Todas as partes da planta são tóxicas, devido à presença de oxalato de cálcio, tanto para os humanos como para os pets, produzindo, geralmente, irritação e sensação de queimação na boca e, ocasionalmente, vômitos e diarreia.

O nome do gênero homenageia Giovanni Zantedeschi (1773 – 1846), médico e botânico italiano. O epíteto específico homenageia o capitão George Elliott, nascido em 1813, de Farnborough Court, em Hampshire, em cuja propriedade a semente obtida da África do Sul foi cultivada por primeira vez em 1886.

É multiplicada pela divisão das touceiras junto com os rizomas e por sementes, neste último caso florescem em dois ou três anos.

  • Sinônimos estrangeirosgolden arum, golden calla lily, yellow calla lily, Elliott’s calla, (em inglês); cala amarilla, alcatraz amarillo, (em espanhol); jarro amarelo, (em Portugal); arum blanc, arum des fleuristes, aussi appelé arum d’Éthiopie, richarde, calla, (em francês), calla giallo, (em italiano); zantedeschia gelb, (em alemão).
  • Família: Araceae.
  • Características: herbácea perene rizomatosa.
  • Porte: até 60 centímetros de altura.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: amarela.
  • Cor da folhagem: verde escura, salpicada de pontos brancos.
  • Origem: nordeste da África do Sul.
  • Clima: subtropical/temperado
  • Luminosidade: meia sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Particularmente acho muito lindo. Para uso no Feng Shui é usada noslocais de meditação. Obrigada Mestre

    • Olá Silma,

      Que interessante! Mais um atributo dela!!!

      Beijos

Secured By miniOrange