Zanthoxylum rhoifolium
mamica-de-cadela, mamica-de-porca, tamanqueira, tembetari, juvevê, juva, espinho-de-vintém, tinguaciba, guarita

Foto de David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Uma árvore cujo tronco e ramos mostram acúleos afiados, com uma boa densidade de copa, proporcionando sombra. Pode ser utilizada na arborização urbana, sendo recomendada para o reflorestamento de áreas de preservação que se encontram degradadas, assim como em taludes íngremes. No Brasil aparece desde o Amazonas até Rio Grande do Sul, em diversas formações. Prefere locais húmidos, mas não é exigente em termos de solo. Este tipo de árvore esteriliza o solo porque suas raízes são muito amargas.

Foto de David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Motivada por sua forma, é considerada com bom potencial paisagístico para arborização urbana. Além disso, oferece alimento para várias espécies de aves através de suas sementes, principalmente para o rola-roxa, o sabiá-do-campo, a tesourinha, o bem-te-vi, o bem-te-vi-rajado, o sabiá-poca e o suiriri.

Foto de Megustanlasframbuesas, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
É multiplicada pelas sementes retiradas dos frutos quando abrem e depois de lavadas devem ser mantidas em água na temperatura ambiente durante 24 horas, antes de serem semeadas em canteiros e cobrindo-as com uma camada fina de substrato.
- Sinônimos estrangeiros: prickly ash, (em inglês); mapurite blanco, t achuelo, tambetarí grande, doncel, fagara coco, cedro espino, pochote amarillo, (em espanhol); tembetary hû, (em guarani).
- Família: Rutaceae.
- Características: árvore semidecídua.
- Porte: 6 a 10 metros de altura.
- Fenologia: setembro a maio; frutificando, principalmente, de novembro a julho.
- Cor da flor: creme-esverdeadas, em cachos.
- Cor da folhagem: verde brilhante.
- Origem: desde México até o norte da Argentina.
- Clima: tropical/ subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bem diferente! Não conhecia… vou começar a reparar melhor! ???????
Sim, Cecília, vale a pena!
Beijos