Zingiber zerumbet “Variegata”
gengibre-amargo, gengibre-shampoo-variegado
Muito utilizada em jardins devido à sua folhagem atraente e flores interessantes. Pode ser plantada em canteiros, vasos ou como planta de bordadura. Suas flores e folhas atraem polinizadores como abelhas e borboletas, contribuindo para a biodiversidade do jardim. O rizoma é usado tradicionalmente em algumas culturas para tratar diversos problemas de saúde, como inflamações e problemas digestivos. O suco das inflorescências é usado como um tipo de shampoo natural, daí o nome comum “gengibre shampoo”.
A propagação é feita principalmente por divisão de rizomas na primavera.
- Sinônimos estrangeiros: shampoo ginger, variegated wild ginger, (em inglês); patumma, (em Tailândia); jengibre amargo, jengibre shampoo, jengibre cono de pino, jengibre salvaje variegado, (em espanhol); gingembre sauvage panaché, (em francês); lempoyang, (na Malásia); chitra, (na Índia);
- Família: Zingiberaceae;
- Características: herbácea entouceirada;
- Porte: 0,90 a 1,40 metros de altura;
- Fenologia: final do verão até o início do outono;
- Cor da flor: pinha vermelha com pequenas flores brancas;
- Cor da folhagem: verde claro brilhante com as bordas creme;
- Origem: Índia, sul da China, Malásia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Vietnã e Fiji;
- Clima: tropical/subtropical, não suporta o frio;
- Luminosidade: meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.