Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A árvore de Santa Maria Del Tule

Ou simplesmente “El árbol del Tule”, como preferem chamá-la em México, tem 14 metros de diâmetro.

El Árbol de Tule

El Árbol de Tule

Medida que a transforma na árvore de maior amplitude de tronco do mundo. Sua circunferência de 58 metros exigiria a presença de 45 pessoas, com os braços esticados, para abraçá-la por completo.

O Taxodium mucronatum da Família Taxodiacea, como é classificado pelos botânicos, é nativo de México, Guatemala e Texas (EUA) e este exemplar monumental vive placidamente perto da cidade Oaxaca de Juárez, capital do Estado de Oaxaca, no sul do país.

Condoy

Condoy

Segundo a lenda, um casal levou para dentro da choupana onde moravam, dois ovos enormes encontrados em uma caverna. Depois de alguns dias, de dentro de um dos ovos, surgiu um rapazinho que batizaram com o nome de Condoy e do outro despontou uma serpente com sete cabeças. Condoy torno-se um combatente corajoso e admirado, tirando o gado e a fortuna dos ricos para distribuí-la aos pobres. Morando no alto do Cerro Zempoaltépetl, a mais de 3.000 metros de altura, em mais de uma oportunidade tentaram capturá-lo, no entanto, arremessando grandes pedras, seus inimigos acabavam fugindo. Certa vez, indo a Oaxaca, sentiu-se muito cansado e sentou cravando junto a ele seu bastão que pesava 62 quilos. Milagrosamente esse bastão brotou para transformar-se na maior árvore do mundo. Desde aquela época o povo de Tule a venera, cuidando-a para viver eternamente, como o guerreiro Condoy. Dizem por aí que a serpente foi transformada em uma pedra gigante depois de ser amaldiçoada por um padre. Coisas que parecem de gente ingênua e crédula, mas Condoy proclamado rei pelo povo, deixou riquezas escondidas que nunca foram achadas e uma herança de bondade infinita que emociona os visitantes quando contemplam “El Árbol de Tule”, coroado de oferendas de todo tipo.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.