Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A cura da depressão no Jardim

As vezes a melancolia se apodera das nossas emoções, ela enfraquece nosso ânimo e nos prostra durante horas, dias, semanas. Quem sabe até meses. Buscamos angustiados algo que nos livre desse estado, tentando permanecer mais tempo deitados, como se dormindo apagássemos a vida e morrêssemos um pouco. Pensamos que bebendo aliviamos esse desânimo que nos debilita cada vez mais, como se caíssemos em um abismo de tristezas que, de forma impiedosa, nos empurra alcoolizados a um beco pintado com magoas e amarguras. Fugimos das pessoas, acreditando que não conseguiríamos conversar com elas, não teríamos forças para manter um contato animado com qualquer que seja. Por fim pensamos em suicídio…

Foto de Steenslag, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Isto é o que chamamos de depressão, uma condição sombria que nos empurra ao desespero. Como sair dela, como cicatrizar essas feridas da alma? Os psiquiatras tratam nossa saúde mental, fragilizada, com antidepressivos, como Nortriptilina, Clomipramina ou Amitriptilina, mas eles causam queda de pressão, sonolência, retenção urinária, prisão de ventre e uma série de outros efeitos colaterais indesejáveis, que nos deprimem.

Foto de MissLunaRose12, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

E se em lugar de refugiarmo-nos no escuro procurássemos o sol? A luz solar é capaz de aumentar os níveis da serotonina, uma molécula que tem um papel importante no sistema nervoso central, inibindo os sintomas da depressão. O sol é fundamental no crescimento das plantas, o que me leva a pensar na influência dele na produção de flores e de frutos, as mesmas flores e os mesmos frutos que nos alegram e alimentam. Por isso penso que o jardim é um lugar ideal para procurar a cura da depressão, até mesmo contemplar um lugar com árvores, desde uma janela, nos traz satisfação, devolvendo o entusiasmo perdido. Porém, andar entre arbustos floridos pode revelar o segredo da felicidade, especialmente quando enfrentamos probl emas com nossa saúde mental. Elas crescem espontaneamente, ervas ou trepadeiras, gramíneas ou cactos, as plantas brotam sem cessar e sem culpas, reverenciando a luz do sol. Nelas podemos encontrar a motivação que nos falta para sorrir. É no jardim que podemos aumentar nossa autoestima e nossa confiança; ele atenua nossas tenções, produzindo efeitos relaxantes, ausentes de estresse.  Passar longos momentos manuseando folhas e flores, irão restabelecer nosso entusiasmo e bom humor, não importa se fazemos isto podando ou regando essas plantas, o que é essencial é perceber a resposta que o jardim nos dá prosperando e enriquecendo com suas floradas e frutos.

Foto de Raju_Bhai_Technical, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Não sou médico nem psicólogo, apenas um jardineiro que encontra o alimento para o espírito no pedacinho verde que rodeia minha casa. São as palmeiras e as árvores que nele habitam as que me abastecem, regalando-me agrados verdes. São as flores desse jardim as que me deleitam, apagando minhas aflições e desalentos. Essas caminhadas revelam encantos e estimulam meu humor.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

11 Comments

  1. I wish I could read this in English.

    • Elizabeth,

      Translate the text by Google translator.

      Hugs

  2. Está no jardim me traz uma paz interior além de sentir e ver que ele criou todas as coisas. Efésios 3:9 . Maravilhoso seu texto. Bjos

    • É verdade Cláudia, essa harmonia e serenidade é propiciada pelo jardim…

      Abraços

  3. Essa árvore da estás sementes, é comestível?

  4. Boa tarde meu digníssimo, tudo bem? Que plantas são essas? Gratidão

    • Boa tarde Cláudia,

      A foto que mostra os frutos parece ser de uma leguminosa, mas sem flor fica difícil classifica-la.

      Essa com folhas grandes pode ser de uma magnolia macrophylla.

      Abraços

  5. Sábias palavras.

    Foi exatamente assim que me encontrei em meu jardim.
    Depois da aposentadoria minha vida mudou . em meu jardim encontro a paz.

    • Que bom, Aurea, fico feliz sabendo isto…

      Abraços

  6. A mim também o contato com a natureza abastece o espírito de alegria 🥰

    • Que bom Fernanda, fico feliz sabendo isto!

      Abraços

Secured By miniOrange