Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A reflexão em cima de um jardim

Sei que é importante aprender técnicas e adquirir conhecimentos acadêmicos, também tenho consciência de que é impossível viver longe do saber científico e das tecnologias avançadas.
Mas de que vale aumentar minha sabedoria, entendendo inclusive o mistério das estrelas, se esqueço de cuidar de meu contorno. Leone Batista Alberti que, no século XV foi músico, filósofo e arquiteto, falava que: “a observação da natureza exige, necessariamente, a reflexão em cima de um jardim”.

Por isso hoje, mais do que nunca, devemos manter contato com aquilo que nos rodeia e se, a nossa volta um jardim estiver em pleno desenvolvimento, poderemos meditar sobre nosso próprio crescimento.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Comment

  1. Prezado Raul,boa tarde!Realmente Alberti,assim como você,tem razão,ao afirmar que “a observação da natureza(de nós próprios)exige,necessariamente,a reflexão em cima de um jardim”.Sempre vivi rodeado de jardins.Meu pai e mestre foi um grande jardineiro.Hoje aqui onde vivo,estou cercado de um amplo jardim.É ali que assistimos a alternância da vida no seu inexorável processo de mudança e aperfeiçoamento.Vegetais,pássaros,animais,insetos,vermes minúsculos,todos,todos os dias,trabalhando na sua infatigável evolução e aperfeiçoamento,com a cooperação dos elementos,da alternância das estações e do imperceptível “pó das estrelas” que nos alimenta perpetuamente.Um grande abraço!

Secured By miniOrange