A reflexão em cima de um jardim
Sei que é importante aprender técnicas e adquirir conhecimentos acadêmicos, também tenho consciência de que é impossível viver longe do saber científico e das tecnologias avançadas.
Mas de que vale aumentar minha sabedoria, entendendo inclusive o mistério das estrelas, se esqueço de cuidar de meu contorno. Leone Batista Alberti que, no século XV foi músico, filósofo e arquiteto, falava que: “a observação da natureza exige, necessariamente, a reflexão em cima de um jardim”.
Por isso hoje, mais do que nunca, devemos manter contato com aquilo que nos rodeia e se, a nossa volta um jardim estiver em pleno desenvolvimento, poderemos meditar sobre nosso próprio crescimento.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Prezado Raul,boa tarde!Realmente Alberti,assim como você,tem razão,ao afirmar que “a observação da natureza(de nós próprios)exige,necessariamente,a reflexão em cima de um jardim”.Sempre vivi rodeado de jardins.Meu pai e mestre foi um grande jardineiro.Hoje aqui onde vivo,estou cercado de um amplo jardim.É ali que assistimos a alternância da vida no seu inexorável processo de mudança e aperfeiçoamento.Vegetais,pássaros,animais,insetos,vermes minúsculos,todos,todos os dias,trabalhando na sua infatigável evolução e aperfeiçoamento,com a cooperação dos elementos,da alternância das estações e do imperceptível “pó das estrelas” que nos alimenta perpetuamente.Um grande abraço!