Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Bebedouro para pássaros

De manhã, bem cedinho, vou apanhar o jornal que o entregador joga no jardim, às vezes cai no canteiro dos beijinhos, fazendo um baita estrago, outras, ele acerta e o encontro no caminho (que é o lugar onde sempre deveria cair) e, ocasionalmente, vai parar no meio do lago. Graças ao bom destino isto acontece como falei, ocasionalmente, ou seja, raríssimas vezes.

Bebedouro para pássaros

Meu ritual cotidiano, feito de pijama e com um copo de suco na mão, tem fundo musical. Um coral de canários da terra, um trinca ferro afinadíssimo ou algum pintassilgo namorador paquerando a pintassilguinha. É muito bom acordar assim, e no meu caso que demoro em recuperar os sentidos, em sair da doce letargia do sono, é melhor ainda.

Mas não pensem que os passarinhos cantam de graça, tem que colocar alpiste, painço e água, sim água para eles beberem, tomar banho e especialmente para farrear. Já viram como se divertem na hora do banho?

Bebedouro para pássaros

Então que tal fazer um bebedouro automático? Para isto vão precisar de: um pedaço de tabua de madeira, uma garrafa pet, duas agarradeiras de metal, e uma velha assadeira de alumínio.

Prendam as agarradeiras à tabua (esta deve ser um pouquinho maior que a garrafa) e fixem a tabua em um dos lados da assadeira, no sentido perpendicular. Encham a garrafa com água e prendam-na à madeira, com a ajuda das agarradeiras, com a boca para baixo sem, contudo encostá-la totalmente na assadeira.

À medida que os pássaros bebem, a água desce, mantendo sempre o nível da assadeira.

E não se esqueçam das sementinhas para alimentá-los.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  1. Boa noite.
    Achei fantástico, vou fazer um para colocar na Praça da minha quadra , na Cidade de Palmas-To, hoje intalei um comedouro para os passarinhos.
    Um grande abraço,

    • Ah, que bom José Eugênio!

      Abraço grande!!!

  2. Moro em apartamento. Coloquei na varanda uma vasilha retangular de plástico transparente que não usava mais e enchi de água. Mas até agora, nenhum pássaro…

    • Oi Mario,

      Brasília possui uma avifauna rica; a saíra-amarela, voando onde há um pouco de vegetação. Agora, no inverno, a tesourinha irá aparecer. Também vão visitá-lo o sabiá-laranjeira e o bem-te-vi, desde que coloque algumas frutas para atrai-los. O beija-flor-tesoura precisa de flores apropriadas, como: Pachystachys lutea – camarão-amarelo e Salvia splendens – sálvia, que os atraem. Também o joão-de-barro é um pássaro que faz ninhos na cidade.
      Tenha um pouco de paciência e não esqueça de trocar a água da vasilha.

      Abraços

Secured By miniOrange