Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Como espantar o gato do vizinho

Adoro gatos. Tanto que tenho três: Melissa, Frida Kahlo e Carla Bruni. Todas adoráveis e adoradas. Mas o problema é o gato do vizinho que cismava em invadir o meu jardim para implicar com as minhas bichanas e fazer bagunça nas plantas.

Eu estava precisando de uma solução para esse problema, sem fazer nenhum dano a esse bichinho, claro! Aí fui fazendo algumas experiências para manter ele longe do meu quintal. Umas deram certo, outras…bem as que deram errado a gente deixa pra lá.

A primeira


Cortei um pedaço de mangueira e a pintei de vermelho, preto e cinza claro. Deixando-a no chão, em forma de “S” ficou igualzinha a uma cobra coral. Gatos morrem de medo de cobras!




A segunda


Em cima do muro, pus uma garrafa pet com água até a metade. Felinos não gostam do reflexo e a ideia foi um sucesso. Experimente, vai ver que dá resultado.

A terceira

Programei a irrigação para funcionar duas vezes durante à noite. Se há uma coisa que gato não gosta e de água e de terra molhada.

A quarta


Pensei em enterrar galhos espinhentos ou pedaços de tela de galinheiro para ele não fazer buracos na terra. Mas achei que ia ficar meio bagunçado.

E não é que deu certo?! O gato penetra não apareceu mais!

Sei que existem outros métodos, como cercas elétricas e dispositivos eletrônicos de alta frequência que emitem sons insuportáveis para os animais. Mas acho tudo isso… um pouco cruel demais.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

24 Comments

  1. Olá boa noite!
    vendo o seu blog e comentários, percebi o quanto gosta de plantas assim como eu,dair é claro você se tornou esse grande profissional na área do paisagismo.
    Me tornar paisagista também é um grande sonho,mesmo com a idade avançada que tenho,eu iria ficar muito feliz de verdade! rsrsr
    Mais a dúvida que me persegue é a seguinte: é necessário realmente um nível superior para ser um paisagista? Amo cuidar de plantas,criar jardins em qualquer áreas remotas, sou apaixonada por cactos e suculentas. Já pensei em fazer um folder ou um cartão de visitas com o titulo de “paisagista” porém não acho que fique legal porque eu não tenho essa formação por escrita e seria muita responsabilidade para assinar algo que não posso comprovar teoricamente e sim somente na prática,me acho com um dom nato. Gostaria de estar fazendo algum curso nessa área para aperfeiçoamento.Iniciei um Curso de agronomia,porém aco muito dificil e longo e não quero dar continuidade pois a idade não me espera.
    Se a vossa pessoa puder me dar alguma orientação sobre essa minha dúvida e desjos ficarei muito agradecida.

    • Boa tarde Antônia,

      Aqui no Brasil, como no resto da América Latina, não há uma faculdade de paisagismo propriamente dita. O título de paisagista outorgado por una faculdade es algo inusitado. Como eu, outros profissionais se destacam sem um diploma universitário, como são os casos de: Gilberto Elkis, Luiz Carlos Orsini, Toni Backes, Gustaaf Winters e o próprio João Jadão, vice-presidente da ANP – Associação Nacional de Paisagismo. Menciono, também, alguns que, sem ter cursado arquitetura, marcaram presença em décadas passadas deixando obras notáveis no Brasil: Lota de Macedo Soares (1910-1967), Mina Klabin Warchavchik (1896-1969), Waldemar Cordeiro (1925-1973), Otávio Augusto Teixeira Mendes (1907-1988) y Roberto Burle Marx (1909-1994). No âmbito internacional tampouco cursaram qualquer faculdade, Gertrude Jekyll (1843-1932), Jens Jensen (1860-1951), Russell Page (1906-1985) e Isamu Noguchi (1904-1988), apenas para citar alguns.

      Meu conselho é manter contato com os profissionais através de cursos e palestras, visitar produtores de plantas ornamentais (isto é importante) ler obras sobre jardinaria e paisagismo e estagiar com algum paisagista ou viveirista.

      Lhe desejo muita sorte e que seus sonhos se concretizem.

      Abraços

  2. Na minha casa o problema maior é o cheiro de urina!! Eles empregnan tudo com o cheiro muito forte em qualquer lugar da casa.Não posso deixar uma porta aberta.

    • Rosângela,

      Tente contornar esse problema usando o eliminador de odores para gatos Pet Minato. É vendido na Cobasi.

      Abraços

  3. Essa dica da garrafa pet vale para afastar eles do telhado também? Tenho 2 filhotes e a noite eles sobem no telhado e fazem muito barulho, fica difícil dormir. Qual seria a melhor opção?
    Obrigada

    • Thalia,

      Acho que vala a pena tentar.

      Abraços

  4. Bom dia,
    Moro em chácara, onde tb tem outros moradores, na divisão de área o cachorro da vizinha acha sempre de urina em minhas plantas na divisa da cerca onde tento ter algumas plantas, porem com tanto xixi elas não resistem, como proceder, gostaria de manter esta divisa com flores coloridas e perfumadas,
    grata

    • Bom dia Sandra,

      É difícil encontrar uma solução para isto. Que tal conversar com seu vizinho?

      Abraços

  5. Eu não tenho quintal,mais os gatos do vizinho vem para a minha garagem, e tds de uma vez só faz suas necessidades, tds os dias a minha mãe é uma senhora de idade, e não tem saúde , ela não aguenta mais limpa as sujeiras deles , eu queria saber o que eu faço não aguento mais. Obrigada

    • Maria,

      As dicas que mencionei acima não lhe ajudaram?

      Abraços

  6. O que posso fazer para que meu cachorro pare de cavar buracos no jardim e arrancar galhos dos Hibiscos e Palmeira Cica?

    • Peter,

      As vezes os cachorros gostam de deitar-se no jardim para contemplar o movimento da casa ou da rua. A solução é proporcionar cantinhos para ele. Exercite bastante seu cão para que possa gastar energias e não fique entediado.

      Não permita que enterre ossos o brinquedos no jardim, prefira pendura-los para que seu pet possa brincar com eles.

      Junto dos hibiscos e da cica espalhe pimenta e cascas de frutas cítricas e plante capim-limão, cães não suportam esses cheiros como tampouco o vinagre, que pode ser colocado em recipientes abertos.

      Nunca lhe dê bronca se não for no exato momento dele estar cavando, ele pode ficar confuso, aumentando as chances de mal comportamento.

      Abraços

      • Muito obrigado Raul. Creio que estas dicas darão os resultados esperados.

        Grato

        • Você merece, Peter!

  7. Muito boa as dicas!!! Vou tentar!
    Grato!

    • Por nada Leonardo, você merece!

  8. Um outro método tb pra espantar gatos intrusos…pq eu tb adoro gatos…porém não tenho..mas…os dos vizinhos…
    colocar pimenta do reino em grão nos vasos ou por onde eles perambulam!!!

    • Oba! Gostei Inês, obrigado pela contribuição.

  9. Raul, duvido que minhas gatas se iludissem com essa coral fake, mas deve ter gato mais ingenuo por ai, ne??

    Vou lembrar das suas dicas qdo alguem perguntar a respeito

    • Jupira,

      Gatos não são ingênuos, mas sim desconfiados.

      Abraços

      • Por isso mesmo … uma cheiradinha do mais corajoso na “cobra” e o truque ja era kkk
        As minhas viram os mais perfeitos ratos de brinquedo de cabeça p baixo e descobrem logo que tem rodinhas ou outros detalhes nao reais.E que o peixe esta so desenhado no fundo do comedouro

        • Oi Jupira,

          Ratos de brinquedo que tem rodinhas e peixe desenhado no fundo do comedouro são artimanhas facilmente descobertas pelos gatos. Já os truques relatados no meu texto foram testados por muitas pessoas e, na maioria das vezes espantaram gatos estranhos.

          Abraços

  10. Parabéns por achar e compartilhar alternativas não cruéis para os bichanos.