Histórias da guirlanda de Natal
É um costume muito popular o uso de guirlandas penduradas nas portas de entrada, nestes dias de Natal.

Foto de Tony Alter from Newport News, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Esse hábito começou há muito tempo, na Grécia Antiga, onde os atletas vitoriosos nos Jogos Pan-helênicos eram laureados com coroas feitas com ramos de oliveira ou de louro. Os persas usavam igualmente estas coroas na cabeça como um símbolo de magnitude, cinco séculos antes de Cristo. Isto era uma forma de representar honra e felicidade. Os etruscos se referiam a ela usando o termo corona sutilis, aparecendo em joias, sempre usando folhas de oliveira, murta, louro ou trigo. Mais tarde, no Império Romano, também eram penduradas nas porta em sinal de vitória e de status; nessa sociedade os magistrados colocavam coroas feitas em ouro, na cabeça, como um atributo de nobreza. Para esses povos o círculo das coroas simbolizava juventude, vida eterna e até a renovação de esperanças.

Foto de Jinx!, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
A prática de colocar na entrada das casas uma guirlanda se tornou depois muito difundida em toda Europa, sendo elaboradas com ramos de abetos e azevinhos, junto aos frutos de maças e de nozes, para corroborar o sentido perpétuo da existência. Elas sempre foram feitas em forma de uma roda, já que isto simboliza a eternidade, porque a forma não tem fim.
Na comunidade cristã são adicionadas velas, simbolizando a luz que Jesus Cristo trouxe ao mundo. Na era vitoriana eram usadas coroas fúnebres feitas com ramos de salgueiro e de cipreste, junto a flores brancas, representando a vida e a ressurreição.
Enfim, é um costume lindo que devemos praticar nestes dias. Você já pendurou sua coroa?
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Ola, Raul, obrigada por esse post. Nao tinha pesquisado sobre as guirlandas e gostei muito de conhecer a história dessas coroas que muito me encantam. Sou a louca das guirlandas. Monto guirlandas ao
longo do ano todo e nao apenas no Natal. Sempre tenho uma em meu jardim e outra na porta de entrada. Abraços
Olá Marcia,
Que bacana você fazer isto o ano todo! Isso atrai boas energias.
Um 2022 lindo e cheio de alegrias te desejo!!!
Abraços