Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Jardins da Croácia

Que tal conhecer um pouco sobre nossos adversários?

Lago Plitvice, Croácia

Degenia Velebitica

Edraianthus pumilio

Croácia é um país privilegiado no que diz respeito a suas paisagens naturais e a seus jardins primorosamente cuidados. Em uma viagem, alguns anos atrás, tive a oportunidade de ver majestosos plátanos centenários, com mais de 40 metros de altura e também bétulas, taxus, magnólias, abetos e faias de tamanhos surpreendentes. Minha mãe nasceu há uma hora de carro da capital da Croácia e no trajeto entre Metlika e Zagreb, que é de mais ou menos 80 quilômetros. Fiz o percurso pelos Alpes Julianos, contemplando lagos profundamente azuis e altas montanhas, como o Monte Triglav, com quase 3.000 metros de altura. Passei por Karlovac, uma cidade com parques naturais conservadíssimos e chegando em Zagreb fiquei surpreso com os muitos espaços verdes e as ruas arborizadas. A flora local é rica, com aproximadamente 8.500 espécies, como: Coreopsis verticillata “Zagreb”, Degenia velebitica, Edraianthus pumilio, Dianthus ferrugineus, Armeria canescens, Anacamptis pyramidalis, Cephalanthera longifolia, Daphne odora, Doronicum orientale, Gentiana acaulis, Ilex aquifolium, Lilium carniolicum, Paeonia mascula, Bifolia platanthera, Primula auricula e outras não menos atraentes.

Anacamptis pyramidalis

Bifolia platanthera

O país, visitado anualmente por dez milhões de turistas, caberia mais de quatro vezes no Estado de São Paulo e nele vivem quatro milhões de pessoas felizes (o IDH é de 0,850 e está na 47ª posição no mundo, Brasil em 70ª). As florestas são sempre presentes e cobrem 44% da superfície croata. Os outros tipos de biomas incluem regiões úmidas, de savanas, pantanosas e costeiras.

faia em outono

Não dá para esquecer da boa comida, como o Ćevapćići por exemplo, um hambúrguer com formato de salsicha, servido com pepinos, cebolas, batatas e um pãozinho especial, que deve ser acompanhado por um vinho branco da região, o Posip, de cor âmbar, com perfume de flores.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange