Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

O Tempo Completa as Ideias: Pau-Ferro, Pau-Brasil e Sapucaia

titio burlinho – o tempo completa as ideias e eu rego as plantas – SBM julho 2014

No sábado dia 09 estava em um belo curso com Raul Cânovas em Sítio Burle Marx, Rio de Janeiro. Suas conversas sempre tocando no coração dos participantes, contando várias histórias de plantas, recheadas com frases e pensamentos de Roberto Burle Marx e seus admiradores.

Raul Cânovas sempre diverte-se em contar a história de ter rodado o Brasil dando palestras e mostrando no final uma imagem ampliada da flor de Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) sem ninguém adivinhar de qual árvore era.

Flor de Pau-Brasil

Eis que chegando numa pequena aldeia gaulesa, levantou-se uma voz de um tímido discípulo germânico que soube identificar. Esta voz era do “gafanhoto” que vos escreve. O que nunca tive oportunidade de contar é que anteriormente estava intrigado por existirem Pau-Brasil plantados em Nova Petrópolis, Serra Gaúcha. Georg Sobestiansky, fundador da Floricultura Úrsula, inclusive me contava sobre um exemplar num colégio. Como é uma espécie que não resiste ao frio, lembrei de terem me ensinado que existe o falso Pau-Brasil (Caesalpinia spinosa), fui investigar as características de espinhos no caule, brilho e cor das folhas, bem como das flores.

Falso Pau-Brasil

Assim aprendi como era um e outro, gravando imagem da flor facilmente, ganhando a amizade e reconhecimento de Raul, por um jeito não excepcional, mas vale a história compartilhada.

Brotação exuberante rosada da Sapucaia

Bom, passeando pelos lindos jardins de mais de 6000 espécies nativas e exóticas, a guia nos apresentou a linda árvore com frutas de Sapucaia (Lecythis pisonis). Seus pesados frutos de 1Kg possuem castanhas que caem ao cair a tampa, ficando o restante do fruto pendurado, que um dia pode cair e ferir alguém.

Sapucaia e seu fruto

Logo em seguida cai um fruto em minha cabeça, menos mal que era de um alto Pau-Ferro (Caesalpinia ferrea), aparentando do Pau-Brasil. Faz uma pequena ferida, mas, tratando-se de minha árvore preferida que cultivava desde as sementinhas em minha adolescência, logo a desculpei. Encarei como um pequeno sinal Burle-marxiano, pois todos nós queremos trazer um pouco deste gênio iluminado para nós.

Tronco de Pau-Ferro

O que interessa mesmo é contar minhas maravilhosas impressões com o local, desde a exuberância (difícil de reproduzir por fotos) das inúmeras plantas bem cuidadas como ver arte e arquitetura por vários recintos. Inimaginável como uma pessoa só produziu tantas obras de arte, seja em jardins, em pinturas, em esculturas, joias, etc.

Jardim do sítio

Não é por menos que fomos sentir de perto as vibrações dele, pois será nosso principal homenageado no encontro técnico Arte & Jardim, teremos um apanhado multi-sensorial de sua obra com palestrantes que tiveram estreito contato com ele, como Ricardo Marinho e José Tabacow, bem como o lançamento do DVD de suas expedições e ele cantando uma ópera. Estamos bolando também uma oficina de gastronomia regenerativa, quem sabe, incorporando seus pratos prediletos.

Esperamos vocês nos dias 17, 18 e 19 de outubro.

Informações e contato:

www.paisagismoregenerativo2014.blogspot.com.br
www.facebook.com/paisagismo.regenerativo
Tel: (54) 3281.3619

Fontes: Imagens da flor do Pau-brasil, do falso Pau-brasil e da brotação da Sapucaia retiradas da internet. Demais fotos de Toni Backes no Sítio Burle Marx em 09/08/2014.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comments

  1. sou filho de baiano de monte santo e la temos o conhecido pau ferro onde na roça e chamado também de pau brasil , trouxe de la a raspa desse pau ferro e passei a tomar como indicado para controle de meu colesterol e triglicerí mas chegando em são paulo fiz uso de anti-inflamatório de laboratório onde o de laboratório veio a me dar uma ulcera .a pergunta é o pau brasil é o mesmo que o pau ferro?

    • Olá Fernando,

      Não, o pau-brasil é um e o pau-ferro e outro. A flor do primeiro é amarela com púrpura e a do segundo totalmente amarela. O pau-ferro possui um tronco marmorizado, o que não acontece com o pau-brasil.

      Há outras diferenças, mas estas são as mais relevantes.

      Abraços

  2. Parabéns pela crônica!
    Também paisagista e discípula de Burle Marx, gostei de conhecer seu trabalho!

Secured By miniOrange