Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Paisagista suíço é contratado em São Paulo

A incorporadora Related Group, com mais de 30 anos de atividades nos Estados Unidos e agora instalada por aqui com o nome de Related Brasil, contratou o paisagista Enzo Enea, criador de jardins notáveis nos EUA, Inglaterra, França e Japão e novo mentor em questões paisagísticas do príncipe Charles, para Highgrove, sua residência oficial, localizada em Gloucestershire, Inglaterra.

Enzo Enea

Ele que em 1998 ganhou a medalha de ouro do Chelsea Flower Show, assinará um projeto em São Paulo e terá que dividir o tempo entre sua residência no Havaí, o escritório na cidade de Schmerikon, na Suíça e a filial em Miami, chefiada pela arquiteta e paisagista paulistana Carolina Monteiro, formada há 28 anos.

Enzo Enea

Na sede localizada próxima de  Zurique, perto do Lago Upper, criou o Museu da Árvore, uma floresta com 70 mil m² composta de 10 mil espécies arbóreas do mundo inteiro, colecionadas por ele. Um lugar incrível com uma visão minimalista inspirada, talvez, nos jardins contemporâneos japoneses. Ele relata que:”Observava os americanos construindo jardins com elementos artificiais, como pedras de cimento coloridas, e compreendia que nada disso tinha a ver comigo”, lembra.

O avô de Enzo, era de Bolonha e esculpia fontes em mármore, tradição que o pai manteve na Suíça, para onde migrou no final da década de 1960. “Faço um mix de paisagismo, design e urbanismo, criando unidade entre o jardim, a arquitetura da construção e seu entorno”, comenta Enzo Enea. “Nunca você vai me ver criando um parque do século XVIII ou algo parecido. Prefiro interpretar os estilos, misturar as plantas e os materiais que normalmente não são utilizados juntos.”

Está ai um paisagista que vive o presente nos seus projetos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Olá Kenia,
    Acho que temos bons profissionais, entretanto falta, talvez, uma capacitação mais profunda nas diferentes áreas da nossa atividade. Especialistas que esmiúcem o paisagismo corporativo, o residencial, o recreativo e que valorizem aspectos sociológicos, históricos e regionais. O brasil é um gigante com imensas possibilidades!
    Abraços

  2. Este paisagista se instalou aqui, pois acredito que tenhamos poucos e bons profissionais na área! Resido em
    Porto Alegre e sinto falta de pessoas que saibam usar
    plantas adequadas em jardins sombreados. Raul Cânovas mora em SP e não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo!!!!!

Secured By miniOrange